4º EnECOC – Necessidades não satisfeitas, Reforma dos Cuidados de Saúde e Desafios no Tratamento de Doentes Não-Covid

O Encontro de Estudo e Compreensão Observatório de Custos (EnECOC) é um vetor do Núcleo Observatório de Custos e Economia da Saúde (NOCES). Consiste em reunião ágil, contínua e sistemática com temas relevantes e contemporâneos. Tem como missão disseminar conhecimentos, promover debates e reflexões em custos e economia da saúde. Tendo como público alvo: estudiosos, acadêmicos, pesquisadores, gestores e demais interessados do Setor Saúde.

É um encontro realizado em caráter ordinário pelo menos quatro vezes ao ano e, em caráter extraordinário sempre que for necessário. O EnECOC é um encontro organizado pelo Núcleo Observatório de Custos (NOCES) da UFMG com a parceria do Ministério da Saúde, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Telessaúde da UFAM, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Grupo Banco Mundial, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SESMG), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

O 4º EnECOC de 2021 irá ocorrer no dia 30 de setembro de 2021 às 14h30 de forma online e gratuita. Tendo como tema “Necessidades não satisfeitas, reforma dos cuidados de saúde e desafios no tratamento de doentes não-COVID”, com os palestrantes Carlota Quintal, Laura Elisabete Barbosa e João Nunes Rodrigues.

Transmissão: canal do YouTube do NOCES, link: https://youtu.be/rvX_F8VfxvY

Haverá emissão de certificado para os participantes. O certificado será enviado por e-mail. Link para as redes sociais do NOCES: https://linktr.ee/nocesufmg

Mini currículo dos palestrantes

Carlota Quintal – Doutoranda em Economia, especialização em Economia da Saúde, pela Universidade de York, Reino Unido. Mestrado e licenciatura em Economia pela Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora nos centros CeBER e CEISUC. Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Econômicas Núcleo Observatório de Custos e Economia da Saúde Encontro de Estudo e Compreensão Observatório de Custos

Laura Elisabete Barbosa – Médica (Cirurgia Geral); Professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FEUP); Diretora do Serviço de Cirurgia Geral e da Unidade Autónoma de Gestão (UAG); Cirurgiã do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

João Nunes Rodrigues – Médico de Família (Medicina Geral e Familiar) e coordenador para a área dos cuidados de saúde primários do Grupo de Apoio Técnico à Implementação das Políticas de Saúde (GAPS). Desempenhou diversos cargos de gestão e de definição de políticas de saúde, destacando-se: Vice-presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (2019-2021); Membro do Grupo Técnico para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (2005); Membro da estrutura de Missão para os Cuidados de Saúde Primários (2005-2007).