SES-PE alerta para doença de Chagas

Celebrado em 14 de abril, o Dia Mundial da Doença de Chagas busca dar visibilidade e atenção à enfermidade, bem como conscientizar todos sobre a importância de melhorar a detecção precoce, ampliando a cobertura do diagnóstico e o acesso equitativo ao atendimento clínico, tratamento específico e acompanhamento dos casos.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que haja entre 6  e 7 milhões de pessoas infectadas com a doença no mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) estima algo entre 1,9 milhão e 3,6 milhões de pessoas infectadas.

Considerada ‘silenciosa’ a Doença de Chagas atinge principalmente a população mais pobre.  “Ele é uma condição crônica, resultante da pobreza com elevada carga de morbimortalidade que gera grande impacto psicossocial e econômico na população”, aponta a coordenadora de Vigilância de Chagas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Gênova Azevedo. “Aumentar a conscientização sobre a doença de Chagas é o primeiro passo para prevenir, detectar e tratar a enfermidade, bem como para quebrar a cadeia de transmissão”, completa.  Em Pernambuco no período entre 2015 a 2019, 579 municípios realizaram atividades de captura de triatomíneos nas residências – vetor transmissor da doença de Chagas. Do total, das 316.217 casas trabalhadas, 21.708 residências foram positivas para a presença do barbeiro. Do total de triatomíneos capturados (27.008), estavam infectados pelo agente etiológico T. cruzi (1.241).

O que fazer se eu encontrar um barbeiro na minha residência?

Deve informar a Secretaria de Saúde do Município, no setor de vigilância epidemiológica ou no Posto de Informação de Triatomíneo– PIT ou ainda na Gerência Regional de Saúde. Se puder, tentar capturá-lo, protegendo a mão com um saco plástico e colocá-lo em um vidro sem álcool ou qualquer outro líquido. Identifique o recipiente com seu nome, seu telefone e endereço e entregue na Secretaria de Saúde do Município.

PROGRAMA DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS –  Atua desde 2011 no enfrentamento a doenças negligenciadas, entre elas a de Chagas. Atualmente, 22 municípios são considerados prioritários para o Programa de DN nesse quadriênio (2019-2022). Nessas cidades, a SES-PE apoia os municípios nas ações de vigilância da doença de Chagas realizadas pelas gestões municipais, montando força-tarefa quando necessário e garantindo insumos estratégicos para controle do vetor.

CASA DE CHAGAS – Nascida no Huoc/UPE e transferida para um anexo ao Procape/UPE em 2010, quando passou a ser conhecida como Casa de Chagas, o serviço proporciona a atenção integral ao paciente portador da Doença de Chagas, não apenas com ações de tratamento mas também com o enfoque biopsicossocia. A Casa de Chagas é referência no Brasil e atende, diariamente, cerca de 60 pacientes.

Fonte: Ses/PE