7 de Abril – OPAS e Conselho Nacional de Saúde lançam o Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19


A OPAS/OMS no Brasil e o Conselho Nacional de Saúde anunciaram a 4ª edição do Laboratório de Inovação em Participação Social com foco nas medidas de prevenção e cuidados na Covid-19 durante live realizada nesta quarta-feira, 7 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O encontro virtual faz parte das ações de mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública inclusiva e de qualidade, fruto da conquista do povo brasileiro e seu papel fundamental para o combate à pandemia da Covid-19 (Leia a Nota Pública).

O Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 buscará inovações com enfoque na promoção da saúde, na integração das universidades e institutos de Ensino Superior com os conselhos de saúde e nas ações de proteção social de populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia.  “Hoje, no Dia Mundial da Saúde, além de refletirmos, precisamos nos fortalecer para vencermos este momento. O dia carrega a força do SUS e a força dos seres humanos que defendem a vida acima de todas as coisas” ressaltou Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ao anunciar a parceria com a OPAS Brasil.

“Essa parceria é muito importante porque não vamos ter um democracia forte e saúde forte se não tivermos um controle social forte, com empodaremento das nossas comunidades. É assim que se constrói a democracia. As experiências identificadas serão exemplos para o país e para a Região das Américas”, apontou Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil. Também participaram da live os representantes do Conass e Conasems. (Saiba mais)

Inovação e Conselhos de Saúde

 Podem participar do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 experiências desenvolvidas por conselhos estaduais, municipais e locais de saúde, por universidades e instituições de ensino superior, e por atores de setores diversos segmentos (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, organizações filantrópicas ou sociedade civil), sempre em parceria com os conselhos. As inscrições estarão abertas a partir do dia 12 de abril a 15 de maio, no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org).

O Laboratório de Inovação se realizará em três etapas, com previsão de término das atividades até em novembro: análise das experiências inscritas, divulgação em sites parceiros e publicação eletrônica, além de intercâmbio de práticas via participação dos autores em debates virtuais promovidos pelos organizadores.

A atuação direta de universidades e instituições de Ensino Superior em parceria com os conselhos de saúde para aumento e qualificação da participação social terá destaque nesta iniciativa, reforçando a busca por inovações no campo do ensino para promover o conhecimento do SUS e da importância da participação social nos cursos da área da saúde. O Laboratório também promoverá iniciativas com abordagens intersetoriais, promovendo a integração da comunidade com a saúde e outras organizações e setores da sociedade, reforçando que a agenda da saúde é de todos!

As experiências devem ser de ações formalizadas em documentos e produto de deliberações coletivas, respaldadas por um conselho de saúde, seja ele local, municipal ou estadual. Mais detalhes, incluindo o edital e o formulário de inscrição estarão disponíveis a partir de 12/04.

Confira o cronograma:

Edital e inscrições no site www.apsredes.org: 12/04 a 15/05/21

Seleção das experiências: 15/05 a 16/06/21

Fase de intercâmbio de experiências: 16/6 a 31/10/21

Finalização do Laboratório: mês de novembro.