Acre – Projeto e-Transitar / 1º Quadrimestre 2021

O período de janeiro a abril de 2021 foi de planejamento das ações do Programa Vida no Trânsito de acordo com os principais instrumentos de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde.

Nos dias 09 de março e 22 de abril a área técnica participou das reuniões de Planejamento para o enfrentamento à morbimortalidade por acidentes de transportes terrestres promovida pelo Projeto E-transitar do CONASS. Na oportunidade foi apresentado o Plano de Ação do Programa Vida no Trânsito a ser desenvolvido no ano de 2021.

Dentre as ações realizadas no período podemos destacar também a 1ª reunião do Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito, realizada no dia 06 de abril de forma remota tendo em vista a propagação da pandemia da COVID-19.

A reunião contou com representantes de diversas instituições, dentre elas Detran-Acre, Secretaria de Educação e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar-Bptran e culminou com importantes encaminhamentos objetivando ações preventivas e de redução dos acidentes de transportes terrestres em todo o Estado do Acre.

Maio Amarelo

Solenidade de encerramento do Maio Amarelo

Em alusão ao “Maio Amarelo” o  Detran-Acre realizou  a campanha “Maio Amarelo” com apoio das instituições parceiras integrantes do Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito-CEPVT.

No estado do Acre a Campanha “Maio Amarelo”  foi realizada inicialmente  no formato virtual  com  a utilização de vários “cards” e vídeos  com mensagens de sensibilização quanto à segurança no trânsito voltada para a população.

O Detran-Acre inseriu como meta de produtividade profissional vários prêmios para o funcionário que obtivesse   o maior alcance de compartilhamento do material publicitário.

Em apoio a campanha a Secretaria Estadual de Saúde  mobilizou  os municípios do estado  para a elaboração dos seus respectivos  Planos de Ações locais objetivando a realização das atividades do “ Maio Amarelo”, bem como da 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU, que foi celebrada no período de 17 a 23 de maio.

Assim, os municípios de Brasiléia, Tarauacá, Senador Guimomard, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Porto Acre e Rio Branco aderiram a Campanha  com apoio de seus Núcleos de Educação em Saúde.

Foram realizadas blitz educativas de sensibilização quanto ao trânsito seguro com ênfase na redução da velocidade de veículos, uso adequado de equipamentos de segurança, dentre outros fatores de riscos relacionados aos acidentes de transportes terrestres.

Além da mobilização local , foi utilizada a mídia escrita e falada ( jornais e rádio) ampliando assim a  campanha para toda a população. De acordo com o monitoramento do Detran-Acre a Campanha virtual alcançou mais de 400mil pessoas em compartilhamento do material publicitário.

No decorrer da programação no dia 21 de maio a Secretaria Estadual de Saúde, através do Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes em parceria com o Núcleo
Estadual de Telesaúde promoveu uma Webpalestra voltada para os profissionais de saúde dos municípios informando sobre a importância das Campanhas  educativas para a redução e prevenção da morbimortalidade por acidentes de transportes terrestres da população.

A campanha “Maio Amarelo” culminou com uma solenidade de encerramento promovida pelo Detran – Acre com a presença dos principais  parceiros institucionais, inclusive o Batalhão de Trânsito da polícia Militar-Bptran, Polícia Rodoviária Federal- PRF e PVT-Municipal.

O êxito das ações só foi possível com a execução interinstitucional no âmbito do CEPVT e intrasetorial  com parcerias firmadas com o Núcleo Estadual de Educação em Saúde e Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: SES/AC