Assembleia do CONASS

Reunidos em Brasília na última quarta-feira (20), os secretários de Estado da Saúde elegeram a diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para o período 2012/2013. Composta pelo presidente, por cinco vice-presidentes regionais, pela Comissão Fiscal e por representantes na Hemobrás, Anvisa e ANS, a diretoria atua juntos aos demais secretários de Saúde na articulação técnica e política do que concerne à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A questão dos médicos no Brasil também foi pauta da reunião, que teve a participação do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e do presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso, para debater o tema com os secretários.

No período da tarde, os secretários participaram de Audiência Pública no Senado Federal onde apresentaram ao senador Waldemir Moka (PMDB/MS), que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da casa, e ao senador Humberto Costa, relator da Comissão de Financiamento do SUS, estudo relativo ao orçamento do Ministério da Saúde para 2013 e informações em relação à questão do número de médicos no país.

Após o encontro no Senado, a assembleia seguiu com a discussão da pauta da CIT – Comissão Intergestores Tripartite.

Veja aqui as apresentações.