Atenção Hospitalar nos estados do Norte e Nordeste é pauta de oficina do CONASS

ctas1_nov_16O cenário atual da Atenção Hospitalar nos estados das regiões Norte e Nordeste é tema de reunião nesta terça-feira (08), na sede do CONASS, em Brasília. Assessores técnicos das secretarias estaduais de Saúde (SES) destas regiões discutem entre si o contexto atual da gestão da Atenção Hospitalar nas SES e os principais desafios que têm sido enfrentados na construção e implementação da política estadual de atenção hospitalar com bases nas normativas federais e estaduais.

A ideia é que, após o diagnóstico, seja construída coletivamente a Proposta de Apoio do CONASS às SES para a área.

Para o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, é necessário elaborar uma linha de pensamento para as SES se posicionarem dentro do Ministério da Saúde acerca da Política Nacional de Atenção Hospitalar. “Essa discussão sobre a Política Hospitalar já é antiga e nós precisamos organizar uma ideia para enfim, finalizar essa discussão de maneira que a coloquemos em prática definitivamente”, observou.

Frutuoso também falou da importância do compartilhamento de experiências positivas entre os estados e citou o exemplo de São Paulo que compartilhou com o Acre um software de gerenciamento e controle de demandas judiciais. “Quero pedir a vocês que compartilhem essas experiências, essas novas tecnologias entre si. Acredito que podemos fazer esse intercâmbio se conseguirmos abraçar um estado e transferir a ele o que é importante para o sistema”, concluiu.

Esta é a segunda de uma série de oficinas que o CONASS vai desenvolver com as secretarias estaduais de saúde a partir deste ano e no decorrer de 2017. A primeira aconteceu em outubro deste ano com os técnicos das secretarias estaduais de Saúde das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste participaram da oficina. O encontro acontece até quarta-feira (9) com a discussão da proposta de apoio do CONASS e com sugestões de aperfeiçoamento e outros temas.ctas_nov_16

Assessoria de comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000