Atendimento a crianças com suspeita de covid-19 é primeiro tema de fórum sobre questões emergentes na APS

No próximo dia 13 começa o I Fórum de Debates: Temas Emergentes para a APS, uma série de encontros on-line gratuitos que promove a organização da prática clínica e assistencial na Atenção Primária à Saúde (APS). O evento é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Formação e Provisão de Profissionais para a Atenção Primária (CGPROP/Desf/Saps), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UNA-SUS.

Cada encontro, em formato de webinário, vai abordar um tema diferente, sempre focado em questões que surgem de repente ou em caráter de urgência em todos os âmbitos da APS – para além do contexto da pandemia. O primeiro webinário é centrado no cuidado com crianças sob suspeita ou confirmação de covid-19 na APS, considerando a sazonalidade e os quadros de síndromes gripais.

Para o coordenador da CGPROP, Alexandre Borges Fortes, o evento é uma grande oportunidade de aprendizado e troca de experiências, já que os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas. “Com o aumento de casos de crianças sintomáticas para a covid-19, é necessário apoiar e auxiliar os profissionais da APS na identificação de casos suspeitos, na realização do diagnóstico e na melhor orientação terapêutica”, informa.

Os expositores confirmados são os médicos Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); e Maria Inez Padula Anderson, diretora científica e de desenvolvimento profissional contínuo da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). A mediação fica por conta de Martha Gonçalves Vieira, técnica da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (Cocam/Saps/MS). Ao final, o público poderá enviar perguntas aos especialistas.

O evento é voltado para profissionais da Atenção Primária do SUS, incluindo os participantes do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), mas profissionais da rede particular, pesquisadores, jornalistas e cidadãos em geral também podem participar. Não há necessidade de inscrição, o evento, que poderá ser acessado por aqui, é aberto ao público.

Serviço
I Fórum de Debates: Temas Emergentes para a APS
Webinário: O cuidado na APS para crianças com suspeita ou confirmação de Covid-19
Data: 13/5 (quinta-feira)
Horário: de 18h30 a 20h
Acesso: gratuito, aberto ao público
Link: www.youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial