Bahia oferece 215 vagas em programas de Residência Uni e Multiprofissional em Saúde

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH), por meio da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Unificado dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uniprofissional e Multiprofissional. As inscrições devem ser realizadas no site do Instituto AOCP, que é a organizadora da seleção, até às 12h do dia 13 de dezembro de 2021, observado horário oficial de Brasília (DF): www.institutoaocp.org.br.

Ao todo são 215 vagas, destinadas a 11 profissões da área da saúde, entre elas: Bacharel em Saúde Coletiva, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Medicina Veterinária e Serviço Social, distribuídas em 22 programas de instituições da capital e cidades do interior do Estado. Os programas serão desenvolvidos no período de dois anos (24 meses), com exceção do programa de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que tem a duração de três anos (36 meses), em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas.

O Processo Seletivo Unificado para ingresso nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde é realizado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CEREMAPS), em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU), com os Coordenadores dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional), e tem a consultoria técnica do Instituto AOCP.

Sobre a Residência

A Residência em Área Profissional da Saúde, constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizado por ensino em serviço e destinado às profissões que se integram a área de saúde, excetuada a médica. A prática pedagógica proposta pelos Programas de Residência é baseada em atividades teórico-pedagógica com os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), promovendo o contato entre o mundo do trabalho e da formação.

Fonte: SES/BA