Câmara Técnica de Atenção à Saúde do CONASS debate o Projeto Olhar Brasil

A Câmara Técnica de Atenção à Saúde do CONASS debateu hoje (09), em Brasília, o Projeto Olhar Brasil que tem como objetivo identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade.

Para o Secretário Executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, a Câmara Técnica é uma boa oportunidade para discutir junto com os estados e municípios como melhorar o projeto e ter mais eficácia. “O CONASS quer trabalhar junto com os estados, melhores caminhos para que as boas ideias trazidas para esse fórum dê ao país uma saúde de melhor qualidade, eficiente e compromissada”, ressaltou.

O projeto tem mais de 8 mil alunos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), mas prevê a assistência direta a 44 milhões de pessoas.  Os dados epidemiológicos disponíveis para o Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, na sua inserção social e em sua qualidade de vida.

O encontro continua nesta terça-feira, 10 no auditório da Fiocruz em Brasília. Além desses temas, os técnicos e coordenadores estaduais, irão debater sobre as Doenças Cardiovasculares e as Diretrizes para a elaboração da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde