Câmara Técnica de Gestão e Financiamento discute execução do projeto de Regionalização

 

A Câmara Técnica de Gestão e Financiamento (CTGF) realizou na manhã desta terça-feira, (10/05), sua primeira reunião de 2022. Coordenada pelas assessoras técnicas do Conass, Tereza Cristina Amaral e Rita Cataneli, a reunião ocorreu virtualmente e contou com a presença de cerca de 70 participantes, entre eles, membros da CTGF, interlocutores estaduais dos projetos PROADI-SUS e facilitadores do Conass no projeto da Planificação.

A Câmara Técnica de Gestão e Financiamento é composta por técnicos da área orçamentário-financeira e da área de planejamento das Secretarias Estaduais de Saúde (SES).

Um dos itens da pauta foi a apresentação dos resultados da pesquisa sobre o processo de regionalização nos estados, que conta com o apoio técnico e metodológico do Projeto Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde, desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Beneficência Portuguesa, no âmbito do PROADI-SUS.

Feita com técnicos das SES, a pesquisa buscou entender a percepção da gestão estadual sobre o desenvolvimento do projeto nos territórios e identificar eventuais ações da assessoria técnica do CONASS que possam contribuir com as equipes das SES na implementação do projeto. Ao todo, 24 estados, mais o Distrito Federal, aderiram ao projeto, envolvendo 95 macrorregiões de saúde. As informações foram obtidas por meio do preenchimento de um formulário com 23 questões objetivas e 04 subjetivas relacionadas às fases previstas no projeto.

O projeto visa contribuir para a implementação do Planejamento Regional Integrado (PRI) no território, orientado por um processo de planejamento ascendente e participativo; aprimorar o processo de trabalho das equipes das SES e das Secretarias Municipais de Saúde em relação ao PRI, por meio de atividades de educação permanente, além de qualificar os processos relacionados à governança regional e ao monitoramento e avaliação do PRI.

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000