Câmara Técnica de Vigilância Sanitária se reúne em Brasília

Técnicos da área de Vigilância Sanitária (Visa) das Secretarias Estaduais de Saúde reuniram-se na última sexta-feita (18/10), em Brasília, para reunião da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária (CTVisa) do CONASS, coordenada pela assessora técnica do Conselho, Viviane Rocha de Luiz.

Os representantes das SES apresentaram o estado da arte da descentralização das ações de Visa nos estados e a proposta sobre o fortalecimento e qualificação das ações executadas pelos municípios.

Em relação ao monitoramento da produção existente no Sistema de Informações Ambulatoriais de Saúde (SIA/SUS) e à situação dos municípios que não estão alimentando o sistema, os técnicos informaram que estão desenvolvendo, junto às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), um trabalho de fortalecimento à respeito da importância da alimentação do sistema, não só pela questão financeira, mas também para a obtenção de dados nacionais, já que ainda não existe um sistema nacional próprio da Vigilância Sanitária.

Os assessores das SES abordaram ainda a questão da ‘inclusão produtiva’. “Os membros da CTVisa entenderam que a Consulta Pública n. 37/13, que se encerra agora no final do mês, contém pontos que agravarão riscos sanitários”, afirmou a assessora técnica do CONASS, Viviane Rocha de Luiz.