Câmara Temática debaterá ações de saúde para Copas

A cidade de Salvador, na Bahia, foi o local escolhido para receber a IX Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo que começa nesta quarta-feira (7), às 19h, no Hotel Fiesta Bahia. O evento, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com municípios e estados, terá como foco a construção do plano operativo de saúde para a Copa das Confederações como preparação para a Copa do Mundo de 2014. Durante os três dias do encontro, os participantes ainda debaterão as ações de saúde para eventos de massa e as ações previstas para o Carnaval de Salvador, que deverá receber evento-teste das ações de saúde em eventos de massa. A reunião contará, ainda, com a participação de palestrantes internacionais.

O secretário de Vigilância à Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, fará a palestra de abertura do evento, que terá como tema “Ações de Vigilância à Saúde em Eventos de Massa”. Na manhã seguinte, estão previstas discussões sobre a saúde do viajante e em eventos de massa. Na parte da tarde, será realizada a palestra “Plano Operativo de Segurança para a Copa das Confederações”, contará com a participação de representantes do Ministério da Defesa, além da discussão sobre Plano de Emergência, Contingência e Ação para a Copa das Confederações e Copa do Mundo.

O médico Ibrahim Abubakar, da Universidade de Londres, fará palestra sobre as perspectivas globais para a prevenção de doenças infecciosas associadas a eventos de massa, e o professor da universidade de Zurique Robert Steffen, que falará sobre os Riscos de Saúde não comunicados durante os eventos de massa.

A manhã do último dia da Câmara será dedicada às discussões sobre as ações de saúde que serão realizadas no Carnaval de Salvador. Questões como o planejamento estratégico da rede de urgência, estrutura organizacional da assistência e vigilância em saúde estarão entre os assuntos que serão tratados na ocasião. A pauta do período da tarde será dedicada ao debate das ações de promoção para a Copa 2014 e a planejamento para a Copa das Confederações.

Câmara da Saúde – A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Entre os objetivos da Câmara destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes.

IX Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo
Data: 07 a 09 de novembro
Local: Hotel Fiesta Bahia
Av. Antonio Carlos Magalhães, 711, Pituba – Salvador – Bahia
Horários: Dia 07 (19h); Dia 08 (8h30 às 19h) e Dia 08 (8h30 às 17h30)

Fonte: Lívia Nascimento / Agência Saúde