Campanha Abril pela Segurança do Paciente 2022

Neste ano de 2022 a Campanha Abril Pela Segurança do Paciente traz como tema: O autocuidado para a Segurança do Paciente com o uso seguro de medicamentos. O lema é O autocuidado está em suas mãos! Cada um fazendo a sua parte, todos ficam seguros! Essa temática envolve o próprio paciente, seus familiares e acompanhantes para o envolvimento no cuidado e assim evitar falhas e danos em serviços de saúde.

Para estimular a prática e as iniciativas brasileiras o Ministério da Saúde, Conass e Anvisa como parceiros em prol da Segurança do Paciente, divulgarão em seus canais de comunicação as ações realizadas pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, serviços de saúde e universidades, entre outros.

As iniciativas devem ser encaminhadas para o e-mail abrilsegurancadopaciente@saude.gov.br e, após avaliação do Ministério da Saúde, Conass e Anvisa, elas serão divulgadas nos nossos canais de comunicação.

Disponibilizamos documentos em geral para apoio na criação de iniciativa.

Acesse aqui o roteiro para o envio de vídeos.

Junte se a nós em prol da Segurança do Paciente!

Segurança do Paciente

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído há 9 anos com a publicação da Portaria GM/MS n. 529/13.

O Conass institui em 2017 a Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP). Composta por representantes das Secretarias de Estado da Saúde indicados pelo Secretário(a) Estadual de Saúde, por meio de ofício para titular e suplente, ela tem como objetivo prestar assessoria à Secretaria Executiva do Conass, à Diretoria e à Assembleia dos Secretários, na formulação de políticas e estratégias de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente por meio de um importante espaço para a construção de consensos técnicos e para a integração das equipe das Secretarias Estaduais de Saúde e do Distrito Federal na intenção de implantação/implementação e aperfeiçoamento das práticas de segurança do paciente, a partir de estratégias para a redução ao mínimo dos riscos e danos desnecessários associados ao cuidado em saúde, da identificação de situações de risco, bem como da descrição de ações de prevenção e mitigação de incidentes envolvendo o pacientes em todos pontos de atenção do Sistema Único de Saúde.

A agenda dessa Câmara Técnica compreende tanto a discussão de temas técnicos de importância para subsidiar o posicionamento do Conass nos espaços de discussão tripartite e de controle social, como a troca de experiências entre as SES, no sentido do aprimoramento da gestão estadual e dos processos de trabalho das equipes, com a finalidade de recomendar e subsidiar adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de risco à saúde relacionados à Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente.

Saiba mais sobre a CTQCPS.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 322-3000