Campina Grande sedia 2ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS e reúne 70 municípios

Profissionais de 70 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde do Estado participaram, nesta terça-feira (16), no auditório da Unifacisa, em Campina Grande, da 2ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, tem como objetivo dar visibilidade às práticas de saúde, incentivando, fortalecendo experiências regionais que apontam soluções para a organização do cuidado e visando à garantia do direito à saúde da população.

Na abertura da Mostra, a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, falou sobre as potencialidades do Sistema Único de Saúde e sobre a troca de conhecimentos que o evento possibilitaria aos participantes. “Aqui poderemos discutir de forma descentralizada e acompanhar a apresentação de trabalhos que podem ser implantados em outros municípios”, observou.

Além de representantes dos municípios que integram a 2ª Macrorregião, participaram do evento a presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Soraia Galdino, a assessoria técnica do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Kandice de Melo Falcão, a secretária de Saúde de Campina Grande, Luzia Pinto, a representante do Conselho Estadual de Saúde, Jaimacy Mendes, e da Unifacisa, Sidnei Soares.

Depois da abertura oficial, aconteceu uma palestra sobre o tema “Integração da Vigilância em Saúde com Atenção Primária: um panorama nacional”, com Kandice de Melo Falcão, que ressaltou a importância dos municípios integrarem as ações e desenvolverem atividades que propiciem a integração entre a Atenção Básica e a Vigilância Sanitária. A representante do Conasems também abordou os desafios, estratégias e possibilidades da integração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária. Em seguida, aconteceram apresentações das experiências desenvolvidos por alguns municípios e que, após análise dos avaliadores, estavam concorrendo a prêmios.


Ao todo, 45 experiências de quatro Gerências Regionais de Saúde (GRS) foram apresentadas pela manhã e à tarde, quando aconteceu a entrega das premiações. Uma das experiências premiadas foi de Alagoa Nova, que pertence à 3ª GRS, sediada em Campina Grande, sobre o “Uso do Google Earth nas ações de planejamento e execução do PNCD no município de Alagoa Nova-PB”, apresentado por Nígia Rafaelle Sampaio Costa e desenvolvido pela Vigilância Ambiental e Epidemiológica do município.