Canal Saúde comemora 24 anos

Emissora realizou evento na Fundação Oswaldo Cruz para celebrar a ocasião com lançamento de novo site e aplicativo e as participações de importantes parceiros

O Canal Saúde celebrou 24 anos com um evento realizado no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta segunda-feira (17/12). A programação contou com a oficina Cuidados Digitais, ministrada por Gustavo Gus, do projeto Tor, na parte da manhã, e, na parte da tarde, uma mesa de comemoração do 24º aniversário com a presença de importantes parceiros e o lançamento do novo site e do aplicativo do Canal.

Participaram da mesa, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Leonardo Vilela; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Débora Costa; o fundador do Canal Saúde, Arlindo Fábio Gómez de Sousa; e a coordenadora geral da emissora, Márcia Corrêa e Castro.

Arlindo abriu a mesa, mediada por Márcia Corrêa e Castro, destacando as lutas do Canal Saúde desde a sua criação, ainda como produtora de audiovisuais sobre saúde, até a sua chegada à TV aberta pelo Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O fundador do Canal Saúde ressaltou ainda os desafios à frente da emissora.

Já o presidente do Conass, Leonardo Vilela, destacou em sua fala os anos de sólida parceria entre a entidade e o Canal Saúde, citando como exemplo, a realização do Conass Debate de 2014, promovido pelo conselho na emissora e que contou com diversos programas especiais que entraram na programação da TV. Vilela ressaltou ainda o Sistema Único de Saúde (SUS) como o principal redutor das desigualdades sociais no país e falou da importância de mostrar o SUS que funciona.

Na sequência, a presidente do Cosems-RN, Débora Costa, contou sobre a parceria com o Canal Saúde que gerou os interprogramas (programetes curtos exibidos nos intervalos) do “Meu SUS é Assim”, resultado de uma série de oficinas de Comunicação e Saúde realizadas pela emissora em diversos municípios do Rio Grande do Norte. A fala de Débora emocionou os presentes ao relatar o impacto positivo que o Canal teve na saúde pública do estado e na mudança de visão dos potiguares em relação ao Sistema Único de Saúde, geralmente desconstruído pela mídia tradicional.

O recém-eleito presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, teve a comemoração do aniversário do Canal como seu primeiro compromisso oficial e também ressaltou a parceria do CNS com a emissora. Pigatto lembrou as diversas vezes em que esteve como entrevistado em programas do Canal Saúde e reforçou o compromisso de todos e todas com a defesa do SUS.

A importância da Saúde e da Educação na redução das desigualdades foram destaques também no discurso da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, que falou ainda sobre a o valor da estabilidade das instituições e a importância da modernização, da renovação e do surgimento de novas lideranças. A presidente da Fundação abordou também a Política de Comunicação da Fiocruz e explicou a visão da instituição sobre a Comunicação como um elemento estratégico e sua crença na importância de uma Comunicação Pública de qualidade.

Lançamentos

Na sequência, aconteceu o lançamento do novo site, do aplicativo e do novo canal de comunicação do Canal Saúde pelo WhatsApp (21 99701-8122) que chegam para reforçar a estratégia digital da emissora.

A coordenadora de Mobilização, Nicole Leão, apresentou o novo layout da página, que agora é responsiva, isso é, se adapta às diversas plataformas (computadores, tablets, smartphones) e as funcionalidades do aplicativo para celular, que por enquanto só está disponível para o sistema Android, do Google, mas em breve também será lançando para o iOS, de iPhones e iPads.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz/MS
Gabriel Cavalcanti da Fonseca gabrielcfonseca@gmail.com – 55 21 3194-7707
Coordenação – Ana Cristina Figueira