Carro da Vacina imuniza 522 pessoas no Sol Nascente

Busca ativa pela população será realizada em mais Regiões Administrativas

Carro da Vacina atendeu 522 no sábado (25). Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

Chegou o Carro da Vacina. O carro da vacina está na sua rua“. O anúncio no megafone foi um dos sons mais ouvidos hoje (25) por quem mora no Trecho 3 do Sol Nascente. Com uma equipe de profissionais de saúde a bordo, o veículo levou imunização para 522 pessoas. Motoristas e pedrestes foram informados sobre a oportunidade de se proteger contra a covid-19 ali mesmo, enquanto quem estava dentro de casa saiu para conferir a novidade.

Gente como a Gilmara Reis, de 29 anos. “Me aliviou bastante. Porque eu tinha que ir tomar essa vacina e eu não tinha tempo”, contou. Ela recebeu a dose de reforço na frente de casa.

O superintendente da Região Oeste de Saúde, Wendel Moreira, ressaltou o trabalho de busca ativa pela população. “Nós conseguimos atender um número muito grande de crianças e de adultos que não tomaram nem a primeira dose”, afirmou. Foram 85 primeiras doses aplicadas somente hoje.

Cristiano dos Santos finalmente recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

Foi o caso do Cristiano Santana dos Santos. Aos 34 anos, ele capina terrenos pela região e disse nunca ter tido como ir receber um imunizante. Hoje, Cristiano comemorou não apenas a primeira dose da proteção contra a covid-19, mas também um cartão de vacina emitido na hora. “Com esse papel aqui eu posso ir em qualquer posto e tomar mais vacinas!”.

Programação

Idealizadora do Carro da Vacina quando estava à frente da Superintendência da Região Oeste de Saúde, e atualmente secretária de Saúde, Lucilene Florêncio destacou o objetivo de levar a iniciativa para mais regiões do Distrito Federal. “Tem lugares onde as pessoas têm dificuldades para se vacinar. A intenção é ir capilarizando”, afirmou.

No próximo sábado, o Carro da Vacina irá percorrer outros trechos do Sol Nascente, mais uma vez com imunizantes para primeira dose, segunda dose e reforços. No dia 9 de julho, será a vez de Planaltina.

Carro da Vacina levou imunizantes contra a covid-19 para as ruas do Sol Nascente. Foto Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

Fonte: Humberto Leite, da Agência Saúde-DF