Combate ao Aedes aegypti precisa ser mantido mesmo nos dias de Inverno

Teve início no Brasil a estação mais fria do ano, o Inverno. Mesmo neste período de constante queda de temperatura, é importante que a população continue adotando medidas de prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como a dengue, zika e Chikungunya.

Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que ações simples sejam realizadas pela população, como: manter as calhas sempre limpas; as caixas d’água bem vedadas; escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais; deixar garrafas de cabeça para baixo, descartar lixos, entulhos e pneus nos locais adequados, retirar a água dos pratos de plantas.

Além disso, é importante manter os quintais e áreas de serviço bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas, independentemente da estação do ano.

Vale lembrar que a pessoa infectada geralmente apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou, até mesmo, pode não apresentar qualquer sintoma, isso varia de pessoa para pessoa. E é essencial que em qualquer suspeita da doença, que a população busque por atendimento nos serviços de saúde mais próximo de sua residência. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br