Combate ao Coronavírus – Secretaria de Saúde muda fluxos de atendimento no HGR

As mudanças serão no PAAR e Grande Trauma e começam a valer a partir desta terça-feira, 24

 

Com foco no reforço das ações de combate ao avanço do novo coronavírus (COVID-19), o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), está reorganizando o sistema de trabalho nas principais unidades de saúde. Uma das medidas inclui mudanças no fluxo de atendimento no PAAR (Pronto Atendimento Ayrton Rocha) e no GT (Grande Trauma), que funcionam na estrutura administrativa do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). As alterações passam a valer a partir desta terça-feira, 24.

O PAAR será referência apenas para pacientes sintomáticos respiratórios, ou seja, aqueles pacientes que apresentarem febre, tosse, coriza e falta de ar. Já o GT será referência exclusiva para pacientes que apresentarem dor torácica grave, trauma (acidentes de forma geral), suspeita de AVC e perda de consciência.

“Essas medidas fazem parte do Plano de Ação montado para o combate ao coronavírus. O objetivo é redimensionar a rede e com isso apresentar respostas rápidas para as demandas relacionadas ao COVID 19”, esclareceu o decretário de saúde, Francisco Monteiro Neto.

Os pacientes que sentirem sintomas clínicos que não sejam aqueles direcionados ao PAAR ou GT devem procurar a PCS (Policlínica Cosme e Silva), localizada no bairro Pintolândia.

“Essa medida já estava prevista e atende o planejamento de trabalho para esse momento da pandemia causada pelo COVID 19. São ações que atendem à preocupação do governador Antonio Denarium de prestar toda a assistência adequada para a população”, complementou.

AÇÕES- A Secretaria de Saúde tem mantido todas as ações de monitoramento e enfrentamento ao COVID 19. Entre as ações está o reforço da aquisição de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para atender todas as unidades hospitalares do Estado e garantir a segurança dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente, nesse momento de pandemia.

A entrega foi iniciada na semana passada e o repasse está sendo feito de acordo com o cronograma estabelecido pela CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) da Sesau, preconizando as unidades com maior demanda de atendimento no Estado.

“O Estado recebeu máscaras de proteção N95 e também foi adquirida uma grande quantidade de álcool em gel 70%, para subsidiar as ações de higienização pessoal. Todo o material está sendo encaminhado para as unidades”, enfatizou o secretário.

Fonte: Ascom/Sesau