Começa no sábado (19) a vacinação contra a covid-19 em escolas

CED 1 da Estrutural será a primeira unidade de ensino do DF

O Centro Educacional 1 (CED 1) da Estrutural será a primeira escola do DF a receber a vacinação itinerante da covid-19, em uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. A ação vai acontecer neste sábado (19) das 9 às 17 horas.

A região da Estrutural tem 6 mil alunos. Destes, 1,8 mil estudam no CED 1 e a expectativa da Secretaria de Educação é que pelo menos 700 crianças da faixa etária de 5 a 11 anos sejam vacinadas no sábado. Alunos de outras escolas, pais e funcionários também poderão receber imunizantes. As equipes da Secretaria de Saúde estarão preparadas para aplicar primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

No sábado, os ônibus do transporte escolar da Secretaria de Educação que atendem a Estrutural seguirão os mesmos itinerários para facilitar o acesso dos alunos e dos pais – com a primeira saída às 8 horas. As demais viagens vão ocorrer a cada duas horas, aproximadamente. As escolas da região devem apresentar mais detalhes para as famílias. É necessário que o estudante esteja acompanhado de um responsável e que leve o documento de identidade e carteira de vacinação.

Coletiva de imprensa com secretários da Saúde e Educação. Foto: Tony Winston – Agência Saúde DF

“Eu quero uma festa da vacinação dentro da escola. Vamos aumentar a proteção das nossas crianças e a cobertura vacinal da nossa população como um todo”, afirmou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, em coletiva realizada nesta quinta-feira (17). A secretária de Educação, professora Hélvia Paranaguá, ressaltou que esse é um projeto piloto. “Em cima do resultado dessa campanha, parcerias serão estabelecidas e vamos fazer um cronograma para aumentar as escolas”, explicou.

O DF tem cerca de 268 mil crianças de 5 a 11 anos. Até o momento, 150.563 iniciaram o esquema vacinal, o que representa 56,18% desse público. Dessas, 28.301 crianças já receberam a segunda dose.

O secretário de Saúde ressaltou o esforço do Governo do Distrito Federal para ampliar a cobertura vacinal. “Temos postos noturnos, drive-thru, e locais em funcionamento aos sábados e domingos”, acrescentou. A lista completa dos locais pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde (https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao/).

Jade Abreu, da Agência Saúde-DF

Edição: Humberto Leite e Malcia Afonso (Ascom/SEEDF)

(Com informações da Secretaria de Educação)