Conasems e UNFPA lançam Guia para saúde sexual e reprodutiva na APS

Em live, o documento com orientações técnicas e metodologias ativas foi apresentado para profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), além de gestoras(es) e secretários(as) de Saúde

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Brasil) lançaram, nesta terça-feira (3), o Guia para Saúde Sexual e Reprodutiva e Atenção Obstétrica: informações, orientações e metodologias ativas para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).

O documento foi desenvolvido no âmbito do Projeto Enlace: Reconhecer e Fortalecer Enfermeiras(os) Obstétricas(os) e Obstetrizes – uma iniciativa do UNFPA e da Johnson & Johnson Foundation para a promoção da oferta de serviços de qualidade e equitativos na atenção ao parto e nascimento e no planejamento reprodutivo – e contou com a validação técnica do Conasems.

“O Guia é uma ferramenta de qualificação no cuidado materno-infantil, foi elaborado com muito cuidado para a qualificação do atendimento no país que, infelizmente, está registrando aumento de mortalidade materna e infantil”, disse a vice-presidente do Conasems, Cristiane Pantaleão.

O evento, que aconteceu de forma virtual, foi direcionado às(aos) profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), além de gestoras(es) e secretárias(os) de Saúde. “Existem diversas evidências que indicam que a presença e o fortalecimento de enfermeiras obstétricas e obstetrizes contribui para a promoção da saúde sexual, reprodutiva e dos direitos, e para experiências positivas de parto”, disse a representante do UNFPA no Brasil, Astrid Bant, sobre a relevância dessas(es) profissionais no atendimento de mulheres e adolescentes, que é um dos temas do Guia.

Participaram da live, além da vice-presidente do Conasems e da representante do UNFPA, a oficial do Projeto Enlace, Angela Roman; a líder na América Latina para Impacto Comunitário da Johnson & Johnson, Regiane Soccol; a assessora técnica do Conasems, Marcela Alvarenga; e a enfermeira obstétrica da Secretaria Municipal de Saúde de Piratini/RS, Luciane Gomes, que falou sobre a aplicação do Guia na rotina das unidades de saúde.

“O Guia me impulsionou a rever a minha prática porque retoma a nossa missão enquanto profissional da atenção primária, que é estar em contato com a nossa comunidade de forma mais próxima e com uma escuta mais ativa a fim de promover o cuidado e o protagonismo das usuárias do SUS”, explica Luciane. “Hoje tive uma discussão com minha equipe sobre o Guia. Estávamos com dificuldade em pensar uma metodologia para chegar nas mulheres para falar sobre temas tão delicados – e o Guia traz isso com uma leveza e com uma segurança para nós, profissionais. Eu convido todos os profissionais a introduzirem o Guia em seu cotidiano porque ele é gostoso de ler e as metodologias são eficazes e aplicáveis.”

Além da live de lançamento do Guia, a parceria entre UNFPA e Conasems prevê a realização de um novo encontro virtual. A próxima live, prevista ainda para maio, irá abordar a importância da equipe da APS na atenção ao parto adequado e no puerpério.

A live de lançamento do Guia pode ser assistida no canal do Conasems no Youtube. O Guia pode ser visualizado no site do UNFPA.

Fonte: UNFPA