Conasems lança ImunizaSus, projeto de capacitação voltado às ações de imunização

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) lançou nesta quinta o ImunizaSus, projeto preparado com o apoio do Ministério da Saúde para capacitar mais de 94 mil profissionais de saúde que atuam diretamente nas ações de imunização. O curso será feito por meio do  Ensino a Distância (EAD), com carga horária de 180 horas. As matrículas começam dia 1.

Presente na cerimônia de lançamento, o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, elogiou a iniciativa e afirmou estar convicto de que o projeto auxiliará no fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações. “Um programa tem como objetivo preparar os 96 mil profissionais para melhor usar sua capacidade técnica deve ser reconhecido”, disse. Frutuoso ressaltou a importância de se manter forte o sistema público de saúde. “Não há economia sem saúde. Não há país justo sem um programa público de saúde.” O secretário executivo do Conass afirmou haver um compromisso de todos os trabalhadores do SUS com a qualidade na assistência – incluindo os gestores. “Eles nem sempre são lembrados, mas têm um papel fundamental”, completou.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que o programa lançado hoje é o maior já realizado no País para capacitação da imunização. A representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, Socorro Gross, também elogiou a iniciativa. “É mais uma importante medida de saúde pública”, avaliou.

O presidente do Conasems, Willames Freire, completou: “Estamos trabalhando forte para colocar vacinas nas nossas salas de vacinação. E para conseguirmos suprir os anseios da população por vacina”, disse.  Ele ponderou, no entanto, ser natural encontrar no processo algumas dificuldades.

Também presente na cerimônia, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a iniciativa lançada hoje garantirá amplitude e capilaridade nas ações.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000