Conass celebra Dia Mundial de Segurança do Paciente com lançamento de livro

Hoje, 17 de setembro é Comemorado o Dia Mundial de Segurança do Paciente. Para celebrar a data, o presidente do Conass, secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula e a assessora técnica e coordenadora da CTQCSP, Carla Ulhoa, gravaram uma mensagem para os profissionais de saúde.

Ciente da importância do tema promove, o Conass promove, desde 2017, por meio da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente, a discussão de temas técnicos de importância para subsidiar o posicionamento do Conass nos espaços de discussão tripartite e de controle social, como a troca de experiências entre as Secretarias Estaduais de Saúde no sentido do aprimoramento da gestão estadual e dos processos de trabalho das equipes, com a finalidade de recomendar e subsidiar adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de risco à saúde relacionados à Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente.

E como parte das ações promovidas pela Câmara Técnica do Conass de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente e para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Conass lança no dia em que se comemora a data, o livro Conass Documento n. 34 – Aprimoramento da Gestão de Segurança do Paciente no Plano Estadual de Saúde (PES) 2020-2023. Este caderno tem o objetivo de atualizar informações, incrementar o debate e potencializar a cooperação entre as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), interessados e estudiosos do tema, dando ênfase à possibilidade de alcance de iniciativas sustentáveis dessa temática no SUS. Sob tais premissas, esta publicação apresenta conceitos teóricos e ferramentas práticas para o desenvolvimento de diretrizes, objetivos e metas relativos à inserção no PES 2020-2023 e ações correspondentes à qualificação do cuidado e da segurança do paciente, promovendo resultados que fortalecem o SUS e sua imagem com os brasileiros.


Ascom Conass
ascom@gmail.com
(61) 3222-3000