Conass e Beneficência Portuguesa vão atuar na planificação da atenção à saúde no DF

A Beneficência Portuguesa de São Paulo vai atuar no Distrito Federal no processo de planificação da atenção à saúde. O trabalho será realizado sob coordenação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O primeiro encontro com a alta gestão da Secretaria de Saúde do DF acontece nesta terça-feira (23), em Brasília.

“Quando você organiza os processos de trabalho, tem uma melhora no cuidado com os pacientes”, afirma a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio. O encontro também contou com a presença do secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso.

O trabalho de planificação ocorre em um momento de expansão da Atenção Primária no DF. O número de equipes de saúde da família (ESFs) saltou de 372 para 598 em três anos. No período, também foram inauguradas dez novas Unidades Básicas de Saúde, chegando a 176. Já o cadastro de usuários passou de 591 mil em 2018 para 1,76 milhão em 2022.

O chefe da assessoria da política nacional de humanização do Distrito Federal, Rodrigo Valim, destaca que a planificação tem como objetivo permitir o atendimento adequado aos pacientes nos locais próximos às suas residências. “Também traz benefícios para os servidores, pois permite atuar de forma mais efetiva no atendimento ao usuário”, explica.

A parceria foi iniciada em 2016 na Região Leste de Saúde do DF, que envolve as Regiões Administrativas do Paranoá, São Sebastião, Itapoã e Jardins Mangueiral. A planificação começou pela linha de cuidado de diabetes e hipertensão e avançou para o cuidado materno-infantil. “A planificação melhora o atendimento à população do DF, na unidade de Saúde adequada à sua condição clínica. Temos observado isso”, completa Rodrigo Valim.

Fonte: SES/DF