Conass e Conasems se reúnem com lideranças dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Conass e Conasems se reúnem com lideranças dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Representantes do Conass, Conasems e da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) se encontraram nesta segunda-feira (22), em reunião que teve como principal pauta o curso técnico para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Foram discutidos o conteúdo do curso, a participação dos profissionais que não têm nível médio e o prejuízo para os agentes cujos municípios não aderirem ao curso, uma vez que este não é obrigatório.

O curso é de 1.200 horas, realizado em horário de trabalho, com 5 horas por semana, sendo 1 ao vivo, em formato EAD, operacionalizado pelo Conasems. Os participantes terão como preceptores enfermeiros dos respectivos municípios e será certificado pelo Ministério da Educação.

Segundo Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems, será feito um trabalho junto aos gestores incentivando a adesão ao curso, que será totalmente custeado pelo Ministério da Saúde. Já o presidente do Conasems, Wilames Freire, falou da importância da comunicação, aproximação, cuidado, bom senso e transparência dos entes junto aos ACS e ACE.

Previsto para começar em março, o curso aguarda a autorização do Ministério da Educação.

Vacinas

Também foram objetos de discussão a cobertura vacinal no país e a campanha de vacinação contra a Covid-19. O Conass propôs a realização de um curso rápido e prático sobre vacina para todos os agentes, informando que as providências e negociações serão feitas em março e que o curso deverá ocorrer na primeira semana de abril.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, explicitou a preocupação diante das expectativas de desvinculação dos recursos da saúde, mostrando que todos devem ter um mesmo objetivo de defender o SUS.

Para Ilda Angélica, presidente da Conascs, a reunião com os dois conselhos é um momento em que a os ACSs e ACEs poderá discutir várias pautas que deverão fortalecer a categoria e encaminhar resolução para vários problemas vividos pelos agentes e a gestão nas bases dos municípios. Esta aproximação é fundamental para o fortalecimento da atenção primária e o SUS.

Fonte: Ascom Conass

Email: ascom@conass.org.br

Telefone: 3222-3000