Conass e Instituto Questão de Ciência definem critérios para a capacitação de gestores no uso de evidências científicas

Brasília – A presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), Natália Pasternak e o diretor executivo, Paulo Almeida, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (03), com o presidente do Conass, Nésio Fernandes e com a assessoria técnica do Conselho para aprofundar detalhes do curso sobre o uso de evidências científicas para a tomada de decisão, que será oferecido pelo ICQ, por meio do Columbia Global Center, aos gestores estaduais de saúde e equipe.

A ideia para a promoção da capacitação, segundo Pasternak, surgiu a partir da percepção da lacuna existente na formação de graduandos em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em relação ao uso de evidências científicas em processos decisórios para gestores. “Nós levamos essa disciplina para o curso a partir de uma demanda da própria fundação, já que não havia nenhuma preparação para os futuros gestores e legisladores sobre o uso de evidências em políticas públicas”, explicou.

A ideia de procurar o Conass para viabilizar esta parceria, surgiu ao levar a disciplina para a sala de aula, quando Pasternak e Almeida perceberam que o nicho de gestores e representantes eleitos poderia se beneficiar.

Paulo Almeida e Natália Pasternak

Nésio Fernandes, presidente do Conass, enalteceu a iniciativa e chamou a atenção para a capacidade que o Conselho tem de penetração nas secretarias estaduais de saúde, o que permite a continuidade dos projetos. “Nós entendemos o Sistema Único de Saúde como uma política de Estado para além de governos. Temos uma capacidade de operação política dentro da gestão estadual que tem alcance que poucas instituições conseguem ter com tanta rapidez e legitimidade”, disse.

Para ele, é preciso que o curso seja oferecido em módulos, tendo os secretários estaduais de saúde e suas principais equipes como os primeiros a receberem a capacitação, pois são eles que governam no nível estratégico.

Pasternak e Almeida também conheceram o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS, o Cieges. O gerente de comunicação do Conass, Marcus Carvalho apresentou os painéis disponibilizados na plataforma que se configura como um projeto de ciência de dados, desenvolvido e disponibilizado pelo Conselho, para facilitar o acesso a um conjunto de informações que subsidiem a tomada de decisão e a consulta de dados.

Na reunião foram definidos critérios como público, duração do curso, modalidade, local e data para início da capacitação que deve ocorrer ainda em novembro, tendo a assessoria técnica do Conass como piloto.