Conass e Opas desenvolvem projeto para fortalecimento da capacidade técnica para utilização de informações na área da Gestão do Trabalho

Brasília – Aconteceu hoje (06), na sede do Conass, uma reunião para tratar das próximas ações referentes ao projeto de fortalecimento da capacidade técnica para utilização de informações na área da gestão do trabalho nas Secretarias de Estaduais de Saúde. O referido projeto é desdobramento da parceria institucional estabelecida entre o Conass e a Opas e tem por objetivo analisar a gestão da folha de pagamento identificando despesas que possam ser monitoradas e avaliadas por meio de indicadores específicos.

“A complexidade da gestão da força de trabalho em saúde é reconhecida pelos estados como um problema a ser tratado com urgência, daí a importância do projeto para as secretarias estaduais de saúde”, observou Haroldo Pontes, assessor técnico e responsável pela Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CTGTES), do Conass.

Durante a reunião os consultores contratados pelo Conass, Cris Gosch, Jorge Castro e Olavo Costa, apresentaram ao secretário executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso, elementos relacionados ao volume e à composição das despesas com pessoal que poderão se constituir como uma ferramenta de auxílio para o planejamento e para a tomada de decisão a partir da definição de um modelo de análise da mesma.

Eles também relataram os achados da visita realizada nos dias 22 e 23 de agosto à secretaria estadual de saúde do Rio Grande do Norte (estado que foi convidado para sediar o projeto). Na oportunidade, Monica Padilla, representante institucional da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), destacou a relevância do projeto para o aperfeiçoamento da Gestão do Trabalho no SUS.

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000