Conass Informa n. 360/2021 – Covid-19 no espaço CPLP: impacto, experiências e lições

O Alto Comissariado para o COVID-19 da Guiné-Bissau e o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com o CDC Africa, irão realizar já na próxima quarta-feira, dia 15 de dezembro, à margem da Primeira Conferência Internacional sobre Saúde Pública em África (CPHIA), que decorrerá virtualmente entre 14 a 16 do corrente mês.
 
O evento pretende centrar-se na gestão da resposta ao COVID-19 nos países de língua portuguesa e apresenta-se como uma plataforma para a partilha de experiências, práticas e lições aprendidas entre os países que integram a CPLP; revisar as principais conquistas e desafios enfrentados pelos países de língua portuguesa; identificar as principais perturbações sociais e económicas causadas pelo COVID-19, e − partilhar medidas de mitigação adotadas pelos países.
O COVID-19 provocou um cenário de emergência sem precedentes em termos de saúde pública que afetou a vida, os meios de subsistência e os sistemas de saúde da maioria dos países do mundo.
Isso também aconteceu nos países que integram a CPLP. A pandemia revelou profundas desigualdades, dentro e entre os países, e expôs as fragilidades do multilateralismo e da cooperação norte-sul. A gestão e resposta à pandemia também contribuíram para acelerar as decisões a nível continental, regional e nacional, para aumentar a capacidade para a produção de medicamentos e produtos de saúde em África, que possa contribuir para a redução da dependência externa de produtos médicos importados.
Dado que ainda nos encontramos num estágio crítico da pandemia, é importante criar oportunidades de aprendizagem cruzada entre os países e documentar experiências positivas que poderiam ser replicadas em diferentes latitudes.  
O evento poderá ser assistido pelo link: bit.ly/3oIErGU