CONASS participa da abertura da 15ª Expoepi

Começou nesta quarta-feira (28), em Brasília, a 15ª Expoepi – Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.

Durante a abertura do evento, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Michele Caputo Neto, fez questão de destacar a importância do setor de vigilância em saúde para a segurança e bem-estar da população. “Trata-se de um setor essencial de extrema relevância para a saúde, pois trabalha com funções indelegáveis cuja a atribuição é exclusiva do poder público”, destacou.

Caputo Neto afirmou também que a conjuntura nacional exige que os serviços do SUS atuem de maneira mais eficiente e na área da vigilância não é diferente. “Este momento de trocas de experiências é fundamental para que Estados e municípios compartilhem boas práticas. Sabemos que há uma série de projetos inovadores que tem impactado diretamente na qualidade dos serviços prestados. Muitas vezes os desafios são comuns e as soluções já foram identificadas”, relatou.

O presidente do Conass disse ainda que o Brasil detém uma expertise reconhecida internacionalmente na área de vigilância em saúde, contudo é preciso que os gestores também façam a sua parte e destinem recursos para fortalecer o setor. “Vigilância em saúde também tem que ser prioridade. Temos o dever de investir mais em prevenção. Por isso, lá no Paraná criamos o VigiaSus, um programa inédito no país que destina recursos de custeio e capital a todos os municípios do Estado, sem distinção”, informou Caputo Neto.