CONASS participa da Semana Nacional de Ouvidoria Ativa

O evento Semana Nacional de Ouvidoria Ativa do Sistema Único de Saúde promovido pelo Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (Doges), unidade da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, teve início hoje (27), em Brasília, para debater a construção de direcionamentos em relação à Política Nacional de Ouvidoria, com ênfase na Ouvidoria Ativa.

Segundo Luis Carlos Bolzan, diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, a semana da ouvidoria tem como objetivo discutir as questões práticas da ouvidoria e agregar valores. “É preciso ter uma ouvidoria ativa nas suas ações e na realização de pesquisas para avaliar a satisfação dos usuários do SUS”, destacou.

Bolzan falou também da cartaSUS, que reforça o controle e a participação da população na gestão do SUS. “A cartaSUS já trouxe resultado para 7milhões de cidadãos, as pessoas estão respondendo e contribuindo para ação da ouvidoria ativa, que busca as informações e realiza pesquisas para melhoria do usuário”, comentou.

Para o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, a ouvidoria também é um instrumento para o gestor melhorar suas atuações. “O gestor pode escutar o ouvidor para melhorar e qualificar a sua gestão, por isso, é necessário que o gestor tenha sempre contato com a ouvidoria para saber quais são as reclamações e notar onde pode aperfeiçoar suas ações” ressaltou Frutuoso.

O seminário será dividido entre exposições teóricas, dinâmicas vivenciais, mesas redondas e discussões em grupos. Cerca de 200 pessoas devem participar do evento. Dentre elas, ouvidores componentes do Sistema Nacional de Ouvidoria (SNO), equipes do Doges e de outras áreas do Ministério da Saúde.