Conass promove oficina para criação do Centro de Inteligência Gestora da SES-PE

 

O Conass, por meio do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges), realizou nos dias 14 e 15 de março, na Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco (SES-PE), uma oficina para a construção do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS.

Coordenada pelos assessores técnicos do Conass, Sandro Terabe e Felipe Ferré, a oficina teve como objetivo alinhar entendimentos para a construção do Centro de Inteligência Gestora da SES-PE e  contou com a participação da Secretária estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcante, além de gestores, assessores e referências técnicas da área de saúde.

Foi utilizada a metodologia de apresentações dialogadas, que incluíram os processos de estruturação dos dados, análises realizadas e painéis construídos. A programação contemplou ainda a elaboração de um plano de trabalho, com a participação de todas áreas técnicas da SES.

A oficina contou também com a apresentação dos projetos estruturantes e processos de monitoramento desenvolvidos pelo Cieges, a exemplo da organização dos dados dos Sistemas Nacionais do SUS; da produção de dados de gestão estratégica para resolver problemas específicos, e da integração de dados dos sistemas nacionais com dados de sistemas dos entes subnacionais e instituições parceiras.

 

 

Para Sandro Terabe, assessor técnico do Conass, a oficina em Pernambuco foi muito rica, em função da troca de experiências e conhecimentos. “Eles já estão com processos maduros na construção de painéis de monitoramento em algumas políticas, principalmente na vigilância. O desafio agora é expandir essa visão da vigilância em relação ao monitoramento e construção de conhecimento e inteligência para as outras áreas”, analisou.

De acordo com o assessor técnico do Conass, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Cieges tem o potencial de disseminar conhecimentos que podem ser compartilhados e facilitar a troca de experiência entre as SES. “A cada secretaria estadual de Saúde que apoiamos conhecemos uma realidade diferente, e isso fortalece nosso trabalho no âmbito do Conass, no sentido de identificar as melhores práticas que estão sendo desenvolvidas e formas de replicar essas experiências para construirmos uma Rede de Inteligência da Gestão Estadual do SUS ”, afirmou.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000