No CONASS, técnicos das SES debatem temas relacionados a Atenção Primária à Saúde

Técnicos das Secretarias Estaduais de saúde estão reunidos nesta quarta-feira (11), em Brasília para a reunião Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde do CONASS.

O encontro, que conta com a presença do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems),  trará como pauta para discussão temas como a operacionalização da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a estratégia e-SUS e a mudança na forma do financiamento do SUS.

Ao dar início à reunião, o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, falou sobre o momento delicado que o país vive, política e economicamente e chamou a atenção para a mudança excessiva dos gestores estaduais de saúde, principalmente agora em que vários secretários deixaram o cargo. “Em três anos e meio tivemos 40 mudanças no quadro dos gestores.  Não há sistema que suporte essa quantidade de mudança porque não há planejamento que se sustente em um cenário tão instável”.

Frutuoso observou que Conass e Conasems devem se articular politicamente a fim de terem uma atuação incisiva no Congresso Nacional neste ano eleitoral. “Ou nós partimos para a defesa sistêmica do SUS, utilizando nossa força politica com o apoio dos nossos prefeitos, governadores etc.., dentro do Congresso ou teremos um futuro sombrio para o sistema de saúde brasileiro. O mais importante nesse momento delicado é defender os princípios constitucionais do SUS”.

O secretário executivo também aproveitou a oportunidade para convidar a todos os presentes para assistir ao Seminário CONASS Debate: o futuro dos sistemas universais de saúde, que acontece nos dias 24 e 25 de abril com a presença de especialistas do Brasil, Canadá, Costa Rica, Portugal e Reino Unido. “Esta será uma ótima oportunidade de conhecermos o que está sendo feito em outros países e a partir daí traçarmos as nossas estratégias para o futuro”.

O evento será transmitido ao vivo e com tradução simultânea no site do Conass: www.conass.org.br 

As fotos da reunião estão disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/conass/albums/72157689794474960