Condições de vida dos cuidadores de idosos na pandemia está na pauta do Centro de Estudos do Icict

A saúde dos idosos e a condição de trabalho dos profissionais que atuam no cuidado de pessoas idosas durante a pandemia de Covid-19 será o foco do próximo seminário online do Centro de Estudos do Icict, nesta sexta-feira, 11/9, às 15h, pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

O seminário ‘Condições de vida das pessoas cuidadoras de idosos na pandemia: cuidando de quem cuida’ irá discutir os primeiros resultados da I Pesquisa Nacional sobre as Condições de Trabalho e Saúde de Cuidadores de Pessoa Idosa no Contexto da Pandemia, coordenada por Daniel Groisman, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e Dalia Romero, pesquisadora do Icict/Fiocruz, onde coordena o Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso). Ambos integram o Comitê de Saúde da Pessoa Idosa da Fiocruz.

“O cuidado das pessoas idosas, uma temática que se relaciona com a desigualdade de gênero e iniquidades para o acesso ao bem estar social, constitui um tema de grande relevância para ser debatido no contexto atual, dado que com o processo de envelhecimento populacional, a demanda por cuidados é crescente. Além disso, os idosos são o principal grupo de risco da pandemia, sendo fundamental olhar para as pessoas cuidadoras, um segmento que também se encontra em situação de risco e com necessidades urgentes de maior acesso a apoios, informação e serviços”, explica a pesquisadora.

Participam do debate as pesquisadoras Ana Amelia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres no Brasil. Para participar, basta acessar o canal da VideoSaúde Distribuidora. 

 

Fonte: Icict/Fiocruz