Conheça as 12 experiências finalistas do Prêmio APS Forte no SUS

As vencedoras serão conhecidas no dia 7 de abril e ganharão uma viagem de estudo internacional

O Ministério da Saúde divulga, nesta segunda-feira (7/3), as experiências finalistas do Prêmio APS Forte no SUS, que reconhece iniciativas inovadoras na Atenção Primária à Saúde. A comissão organizadora integrada por representantes do Ministério da Saúde (MS), da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS BRA) e mais instituições do setor selecionaram, nas últimas semanas, onze (12) experiências finalistas do Prêmio APS Forte no SUS: integralidade no cuidado. Além das entidades, fizeram parte da avaliação assessores dos conselhos nacionais de secretarias municipais e de secretários de Saúde (Conasems e Conass).

As práticas são provenientes das cinco regiões brasileiras, sendo que Sul e Nordeste concorrem com quatro práticas de cada região. O objetivo do prêmio é valorizar, sistematizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS). Confira as finalistas:

Eixo 1 – Organização dos serviços de APS para o atendimento integral.

– Acolhimento e atendimento multiprofissional em reabilitação pós covid-19. Palotina/PR
– Programa Saúde no Campo: ampliação do acesso à saúde em um município do interior Pernambucano. Vitória de Santo Antão/PE
– Ampliação do acesso e monitoramento dos indicadores da APS em Canaã dos Carajás/PA

Eixo 2 – Integralidade e Equidade

– Quartas Transexuais: a atuação da equipe de saúde prisional no atendimento à pessoas LGBTQIA+ Brasília/DF
– Mediadores Interculturais na APS: Acesso e Acolhimento no SUS Porto Alegre/RS
– Saúde nos terreiros como estratégia de promoção da equidade, integralidade e valorização dos saberes tradicionais Jaboatão dos Guararapes/PE

Eixo 3 – Atenção Integral nos Ciclos de Vida

– Marcas que afetam – acolhimento na automutilação SC Fraiburgo
– Projeto Flor do Mandacaru: apoio à saúde do adolescente e redução da gravidez na adolescência CE Sobral
– Cuidado integral à saúde das pessoas idosas residentes em ILPI: estratégias para a Atenção Primária ES Vitória

 

Eixo 4 – Promoção da Saúde
– Horta Escolar, do vasinho ao pomar – experiência intersetorial de promoção da alimentação saudável no Programa Saúde na Escola RS Porto Alegre
– Conviver mais: atividade física através da intersetorialidade para munícipes do Jaboatão dos Guararapes PE

– Inovação, articulação intersetorial, mobilização e assistência: um novo olhar para o cuidado integral dos tabagistas. Belo Horizonte/MG

Intercâmbio de conhecimento

As 12 experiências serão apresentadas pelos autores em lives semanais durante o mês de março, toda quinta-feira, às 17h, com transmissão no canal do Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS. As temáticas dos encontros vão seguir os eixos dos Prêmio APS Forte, a saber:

Apresentação Virtual – Live transmissão Youtube Portal da Inovação na Gestão do SUS Experiências do Eixo
10/03/2022, às 17h Eixo 1
17/03/2022, às 17h Eixo 2
24/03/2022, às 17h Eixo 3
31/03/2022, às 17h Eixo 4

Premiação

As experiências finalistas estão em análise por uma comissão de jurados especiais que tem a missão de avaliá-las sob a perspectiva do usuário. Fazem parte deste grupo a colunista Claudia Collucci (Folha S. Paulo), a radialista Mara Régia (Rádio Nacional), a jornalista Lígia Formenti (JOTA Pró Saúde) e a editora Erika Montenegro (site Metrópoles). Serão premiadas quatro (4) práticas, uma representando cada eixo temático, com uma viagem de estudo internacional para conhecer um sistema sanitário focado na Atenção Primária à Saúde (APS). O resultado final será divulgado em evento a ser realizado no dia 7 de abril, na OPAS, em Brasília.

NavegadorSUS

Um total de 1.151 práticas desenvolvidas por trabalhadores da APS para melhorar a saúde da população brasileira se inscreveram na 3ª edição do Prêmio APS Forte. Foram aprovadas/habilitadas 886 experiências e 166 classificadas para a segunda etapa de avaliação. A análise técnica das experiências inscritas ficou a cargo de um grupo de trabalho composto por gestores, profissionais de saúde, acadêmicos, especialistas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e da OPAS Brasil.

As experiências finalistas (12) vão compor uma publicação técnica eletrônica editada pela OPAS e Ministério da Saúde, chamada NavegadorSUS. As práticas vencedoras estarão, ainda, sistematizadas no livro em formato de estudos de caso.

Fonte: APS Redes