Editorial – Edição 9

Com muita satisfação apresentamos esta edição da Revista Consensus, que vem selar a importância da consolidação da trajetória de 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), cheia de conquistas e desafios! Comemoramos os 25 anos da Constituição Federal Brasileira com a certeza de que a democracia está consolidada em nosso país, mas que ainda é preciso caminhar muito – subtrair desigualdades e somar esforços para que a população tenha uma saúde cada vez melhor.

As histórias do Movimento da Reforma Sanitária e da Constituinte se entrelaçam nas páginas de um texto histórico, escrito em um contexto de esperança, reação e recomeço, após um longo e duro período de ditadura e repressão. A elaboração da Constituição Federal é repleta de histórias – narrativas que nos remetem àquele período em que a interface entre a sociedade e os políticos era intensa e estratégica e que a articulação entre os parlamentares estava calcada na necessidade gritante de uma país por liberdade e democracia.

Um pouco da grande história do SUS e dos seus próximos podem ser acompanhados também na entrevista desta edição – com o médico, sanitarista e professor paulista José Carlos Seixas, que se demonstra um visionário e que carrega a maturidade e experiência de seus 76 anos de idade, muitos deles dedicados ao Sistema Único de Saúde.

E para avaliar o ano de 2013, conversamos com os gestores das três esferas de gestão do SUS. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e os presidentes do CONASS e do Conasems, Wilson Duarte Alecrim e Antonio Carlos Nardi falaram dos avanços da saúde neste ano.

O financiamento do SUS, como não podia deixar de ser, é tema recorrente das matérias desta edição da Revista Consensus. Em uma delas, o CONASS aponta a necessidade de R$18 bilhões a mais para o orçamento do Ministério da Saúde em 2014.

Veremos também a sanção do Progama Mais Médicos, pela presidente da República, Dilma Rousseff. E que a judicializacao da saúde vem sendo amplamente discutida em encontros e debates promovidos pelo CONASS a fim de aproximar os gestores de membros do judiciário na busca por soluções que amenizem esse problema que ameaça o sistema.

Na seção institucional, a cobertura do seminário CONASS Debate: Caminhos da Saúde no Brasil; da oficina sobre Sistemas de Informação e Análise de Situação de Saùde com ênfase nas Doenças Crônicas não Transmissíveis; e da cobertura da missão internacional do CONASS no Canadá.

Por fim, apresentamos o artigo científico Necessidades em Saúde: uma abordagem operacional para o nível dos serviços de saúde – escrito pelo médico sanitarista e pesquisador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Carlos Cardoso de Campos.

Boa leitura

Matérias Relacionadas

Voltar ao Topo