Editorial

Em julho do ano passado, explodiram pelo Brasil afora as manifestações populares que levaram milhares de brasileiros às ruas em uma demonstração de insatisfação com a condução das políticas públicas e sociais no país.

Nesse cenário, a saúde pública ocupou lugar de destaque na pauta das reivindicações apontadas como fundamentais para a melhoria das condições de vida da população.

Agora, pouco mais de um ano depois, é chegada a hora de eleger aqueles que irão governar o país pelos próximos quatro anos.  Ao entender que a eleição presidencial é momento fundamental para o debate sobre o futuro do país e considerando que a saúde pública é bandeira recorrente no processo eleitoral, o CONASS elaborou o documento Agenda para a Saúde do Brasil, no qual apresenta propostas concretas que visam à efetiva implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema de fato universal, equânime e gratuito.

As propostas desse documento estão apresentadas na matéria de capa desta edição da revista Consensus.

Ainda nesse contexto, oferecemos a você leitor uma entrevista com o assessor do Conselho Episcopal Latino-Americano para a área da Saúde da Confederação Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), André Luiz de Oliveira. Nela, o médico fala sobre o trâmite do Movimento Saúde + 10, que representa a vontade popular de quase dois milhões de cidadãos e também sobre as eleições e as expectativas do eleitor, principalmente no que diz respeito à saúde pública brasileira.

Na seção Saúde em Foco desta edição, ouvimos o diretor do Departamento de HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. O resultado você confere na matéria que traz panorama sobre a situação da Aids no país e sobre os avanços do Brasil no controle e prevenção da doença.

Outro tema de destaque abordado na edição n. 12 da revista Consensus diz respeito ao surgimento de doenças até então novas no Brasil, como a Febre do Chikungunya e o ressurgimento de epidemias mortais como a que acontece no continente africano.

E, por fim, como forma de aprofundar a reflexão sobre como o Brasil está se preparando para enfrentar o surgimento dessas novas doenças, convidamos o professor Anastácio Queiroz a escrever um artigo sobre o tema, que você confere na  seção Artigo Científico desta edição.

Boa leitura!

Matérias Relacionadas

Voltar ao Topo