Experiência de Santo Antônio do Monte chama a atenção do Ministério da Saúde do Uruguai

No dia 21 de novembro, a equipe do CONASS – composta pelo secretário executivo, Jurandi Frutuoso, e pelos assessores técnicos Fernando Cupertino e Maria José Evangelista – e o secretário adjunto de Estado da Saúde de São Paulo, Wilson Pollara, receberam, na sede da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), uma Comitiva do Ministério da Saúde do Uruguai.

O objetivo do encontro na secretaria foi apresentar o Sistema Único de Saúde (SUS) e a proposta do CONASS para a Planificação da Atenção à Saúde, que também está sendo realizada em São Paulo com base na experiência do Laboratório de Inovação na Atenção às Condições Crônicas em Santo Antônio do Monte/MG e, a partir daí, formar parcerias entre os países.

Após o encontro em São Paulo, a comitiva do Uruguai seguiu para o município mineiro, onde conheceu, na prática, como se dá a articulação entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Secundária.

A representante do Ministério da Saúde do Uruguai, Nuria Silva Santana, falou sobre a experiência. Segundo ela, a visita ao Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) superou as expectativas do grupo. “Foi interessante ver como se integram na prática os níveis de atenção nesses locais de trabalho”, afirmou.

Ela também destacou a organização do trabalho e o comprometimento de toda a equipe com o paciente e também toda a atenção que é dada às doenças crônicas, principalmente no que se refere não apenas às patologias em si, mas também à problemática que as enfermidades crônicas podem determinar no grupo familiar. “Foi muito didática essa experiência e aprendemos muito com ela. Essa visita nos possibilitou aprender como se dá toda a integração dos serviços na formação de uma rede”, concluiu.

A superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Ana Paula Medrado, disse que são muito importantes oportunidades como essa que propiciam que outros países conheçam experiências do SUS: “É muito importante essa troca de ideias, principalmente quando vislumbramos possibilidades futuras de parcerias.”

Maria José Evangelista, coordenadora da Núcleo de Atenção Primária à Saúde do CONASS, esteve com a delegação nos dias em que visitaram Santo Antônio do Monte.

Segundo ela, a equipe uruguaia ficou impressionada com o que viu. “Nós visitamos uma Unidade Básica de Saúde, simples, pequena, mas onde os processos de trabalho funcionam muito bem. Em seguida visitamos uma Unidade de Atenção Especializada. Eles gostaram bastante.”

Maria José comentou que, além da atenção dada ao usuário, a limpeza das unidades, a organização, os equipamentos em ordem e a satisfação dos profissionais que ali trabalham chamaram a atenção da comitiva uruguaia.

Como encaminhamento, a coordenadora explica que a delegação se comprometeu a fazer uma avaliação quando retornassem ao Uruguai para, então, posteriormente, entrarem em contato com o CONASS para uma possível cooperação entre os países.  

Voltar ao Topo