Coronavírus (Covid-19) – Informação é melhor aliada para profissionais de saúde, gestores e para a população em geral


O Conass, cumprindo sua missão de “articular, representar e apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde, no âmbito do SUS, promover a disseminação da informação, produção e difusão do conhecimento, inovação e incentivo à troca de experiências”, por meio desse espaço vem ampliar e intensificar a troca de informações e conteúdos sobre o novo coronavírus – Covid-19.

Recomendações médicas e comprovações científicas estão em andamento em todo o mundo e, por se tratar de um vírus ainda novo, muitos esforços estão sendo despendidos em todo o Brasil para respaldar os profissionais de saúde – que atuam na linha de frente, atendendo aos infectados e que, portanto, estão muito suscetíveis ao vírus –, e aos gestores do Sistema Único de Saúde – que buscam agregar o conhecimento e experiência acumulados em epidemias anteriores às novas descobertas, práticas e ações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Toda e qualquer condição sanitária no Brasil precisa considerar a dimensão territorial e as diferenças regionais do nosso país. O Conass busca contemplar essas diferenças em todas as suas ações, reunindo os secretários de saúde todos os estados e do Distrito Federal, promovendo constantes discussões, debates e troca de experiências entre os gestores e também entre as áreas técnicas das Secretarias Estaduais de Saúde – SES (por meio de suas 13 Câmaras Técnicas).

A gestão do SUS é tripartite, ou seja, compartilhada entre o governo federal – representado pelo Ministério da Saúde; pelos estados – representados pelo Conass; e pelos municípios, representados pelo Conasems. Trata-se de uma busca constante pelo aprimoramento do sistema de saúde brasileiro e políticas públicas que o compõem.

Reunimos, por tanto, neste ambiente, documentos diversos, elaborados por estes três entes e segmentados por categorias e também por estado, esperando que sejam de grande valia para todos. Disponibilizamos também toda a legislação que contempla as tomadas de decisão dos entes para o enfrentamento desta pandemia. Nos ícones abaixo, você acessará conteúdo mantido pelo Conass, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Compartilhe!

Links úteis:


 

Notícias: