Creasi é selecionado em mapeamento do Ministério da Saúde

CREASI
CREASI

O Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, realizado pelo Ministério da Saúde, selecionou a experiência do Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG), do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), que receberá Certificado de Reconhecimento de Experiência Exitosa, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), durante o evento de premiação, que acontecerá em Brasília, em dezembro.

Desenvolvido através da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS), em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Mapeamento tem como objetivo conhecer e dar visibilidade às boas práticas de municípios, estados e distritos sanitários especiais indígenas, no campo da saúde da pessoa idosa, visando compartilhar as experiências com gestores, profissionais de saúde e interessados em geral, incentivando estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa.

No total, 180 experiências inscritas foram avaliadas por um comitê composto por gestores, pesquisadores e controle social, que selecionaram 14 experiências (três experiências estaduais, nove municipais e duas experiências de distritos sanitários especiais indígenas), considerando o alinhamento com princípios e diretrizes do SUS, com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e as diretrizes para organização da Rede de Atenção à Saúde; o caráter inovador; a reprodutibilidade em outras realidades e a relevância dos resultados.

Para a diretora do Creasi, a geriatra Mônica Hupsel Frank, é o foco nas particularidades de cada idoso admitido na unidade que faz do NAG uma experiência exitosa. “O Creasi estrutura estratégias e caminhos diferentes daqueles habituais utilizados para qualificar o cuidado à pessoa idosa, cria modos diversos de organizar e otimizar serviços com os recursos já existentes”, avalia.

Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG)

O Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG) do Creasi é um espaço coletivo de ações terapêuticas, que amplia o escopo de atuação no cuidado à pessoa idosa, trazendo a multidimensionalidade desse fenômeno mais à tona, no contexto da atenção ambulatorial especializada em Geriatria e Gerontologia.

Dentro das propostas técnicas, oferece intervenções mais singularizadas e eficazes ao cuidado de demandas complexas, envolvendo a pessoa idosa em situação de vulnerabilidade clínico-funcional e seus familiares, cuja avaliação em equipe aumenta a qualidade da assistência prestada. Incorpora o serviço de Psicologia e de Terapia Ocupacional, além de contar com médicos, assistentes sociais e enfermeiros.

Proporciona atividades terapêuticas individuais ou em grupo, com olhar ampliado sobre as questões do envelhecimento e dos riscos, e disponibiliza uma atenção diferenciada ao cuidador, favorecendo o fortalecimento do mesmo e permitindo, assim, que este seja implicado no processo de saúde do idoso.

Fonte: Ascom/Creasi