Atenção à Saúde

A CTAS desempenha um papel importante no assessoramento à Secretaria Executiva, à Diretoria e à Assembleia do Conass, subsidiando os gestores na tomada de decisão dos temas relacionados à assistência de media e alta complexidade ambulatorial e hospitalar nos espaços de discussão e pactuação tripartite.

ctas

Atenção Primária à Saúde

Esse ano a Câmara Técnica reuniu-se em março, e a discussão atual é a revisão da Política Nacional da Atenção Básica – PNAB, que em momento oportuno será apresentada aos secretários estaduais de saúde, por ocasião da assembleia, como proposta do CONASS, a ser discutida posteriormente com os outros gestores do SUS.

ctaps

Assistência Farmacêutica

Tem o propósito de discutir temas ligados a Assistência Farmacêutica que são fundamentais para a manutenção da garantia da assistência terapêutica integral. É um campo de debate técnico, caracterizado pela cooperação das pessoas na busca pela constituição de decisões coletivas. A ativa comunicação de seus integrantes possibilita que informações importantes sejam difundidas de forma célere e assertiva no contexto das Secretarias Estaduais de Saúde (SES).

ctaf

Comunicação em Saúde

O Conass tem como missão institucional promover a articulação e a representação política da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando apoio técnico às Secretarias Estaduais de Saúde (SES), coletiva e individualmente, de acordo com suas necessidades, por meio da disseminação de informações, produção e difusão de conhecimentos, inovação e incentivo à troca de experiências e boas práticas.

ctcs

Direito Sanitário

Têm por objetivo debater temas de relevância do direito à saúde e também contribuir no assessoramento à Secretaria Executiva do CONASS, à Diretoria e à Assembleia dos secretários, para a análise, alteração e formulação de políticas. São importantíssimo espaço para o aprofundamento de discussões, para a integração de equipes técnicas, para a cooperação entre secretarias estaduais e Distrito Federal.

ctds

Epidemiologia

Têm por objetivo debater os temas relacionados à área de Epidemiologia, incluindo as questões relacionadas à Vigilância Epidemiológica e controle de agravos e doenças transmissíveis e não transmissíveis, bem como seus fatores de risco e a Análise de Situação de Saúde. Compartilha com a Câmara Técnica de Vigilância em Saúde Ambiental a discussão dos temas relacionados ao controle de vetores.

ctepidemiologia

Vigilância em Saúde Ambiental

A agenda dessa Câmara Técnica compreende tanto a discussão de temas técnicos de importância para subsidiar o posicionamento do CONASS nos espaços de discussão tripartite e de controle social, como a troca de experiências entre as SES, no sentido do aprimoramento da gestão estadual e dos processos de trabalho das equipes, com a finalidade de recomendar e subsidiar adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de risco à saúde relacionados à meio ambiente.

ctvsa

Gestão e Financiamento

Têm por objetivo prestar assessoria à Secretaria Executiva do CONASS, à Diretoria e à Assembleia dos secretários, na formulação de políticas e estratégias de condução da entidade e são um importante espaço para construção de consensos técnicos e para integração entre as equipes técnicas das secretarias de saúde dos estados e do Distrito Federal.

ctgf

Saúde do Trabalhador

A agenda dessa Câmara Técnica compreende tanto a discussão de temas técnicos de importância para subsidiar o posicionamento do CONASS nos espaços de discussão tripartite e de controle social, como a troca de experiências entre as SES, no sentido do aprimoramento da gestão estadual e dos processos de trabalho das equipes.

ctst

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Sua organização em rede fomenta entre seus membros uma relação horizontal e solidária, a troca experiências e de documentos, assim como a elaboração coletiva de propostas que visam superar as dificuldades das áreas nas SES. A Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde também acompanha e participa de discussões a ela pertinentes junto ao Ministério da Saúde.

ctgtes

Informação e Informática em Saúde

A Câmara Técnica de informação e Informática em Saúde foi instituída em 2003, com o objetivo de discutir os temas relacionados ao aprimoramento da qualidade da informação e à utilização das tecnologias da informação em saúde. É composta por representantes das Secretarias de Estado da Saúde (geralmente os dirigentes ou técnicos responsáveis pela área) indicados pelo Secretário(a) Estadual de Saúde, para titular e suplente.

ctiis

Vigilância Sanitária

Têm por objetivo debater temas de relevância da Vigilância Sanitária e também contribuir no assessoramento à Secretaria Executiva do CONASS, à Diretoria e à Assembleia dos secretários, para a análise, alteração e formulação de políticas.

ctvisa

Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente

CONASS institui a Câmara Técnica de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (CTQSP) com o objetivo de fomentar as Secretarias Estaduais da Saúde (SES) na implantação/implementação e aperfeiçoamento das práticas de segurança do paciente, a partir de estratégias para a redução ao mínimo dos riscos e danos desnecessários associados ao cuidado em saúde, da identificação de situações de risco, bem como da descrição de ações de prevenção e mitigação de incidentes envolvendo o pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

ctqsp