Curso formará especialistas em Economia da Saúde para o SUS

São até 80 vagas, com prioridade para profissionais que atuem em instituições públicas

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/SE/MS), junto à Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS), promovem a segunda edição de Curso de Especialização em Economia da Saúde. A formação, que ocorrerá sob a coordenação da UFG, será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EAD), em duas turmas, com carga horária de 384 horas para cada turma.

O objetivo é promover o fortalecimento da capacidade nacional para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) através de capacitação de profissionais atuando na gestão de saúde no SUS, nas esferas federal, estadual e municipal, no uso da Economia da Saúde para a qualificação da gestão do SUS.

As turmas serão formadas a cada 40 selecionados, com prioridade para profissionais atuantes em instituições públicas, preferencialmente junto ao SUS em seus diversos níveis de gestão, e profissionais exercendo funções relacionadas à economia da saúde, incorporação de tecnologias em saúde ou atividades relacionadas à gestão em saúde.

Como parte da equipe, contaremos com professores convidados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Universidade de São Paulo (USP), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os Encontros presenciais serão em Brasília-DF e os candidatos deverão custear, com recursos próprios, as despesas de deslocamento e estadia. As aulas da primeira turma terão início em 6 de maio de 2020.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, na página economiadasaude.iptsp.ufg.br no período de 17 de fevereiro a 05 de março de 2020. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 01 de abril. As matrículas e o envio dos documentos deverão ocorrer entre os dias 02 a 09 de abril. O edital com todas as informações está disponível no site economiadasaude.iptsp.ufg.br.

Conheça o currículo do Curso de Especialização em Economia da Saúde.

Módulo 1:

  1. Saúde e seus determinantes
  2. Tópicos em Epidemiologia
  3. Sistemas de Informação em Saúde e fontes de dados em saúde
  4. Busca de evidências na literatura científica

Módulo 2:

  1. Fundamentos em Economia da Saúde
  2. Sistemas de Saúde e Organização dos Serviços
  3. Financiamento e gasto em saúde
  4. Microeconomia aplicada à saúde

Módulo 3:

  1. Gestão de Recursos do SUS
  2. Economia da Saúde e Políticas do Setor Farmacêutico
  3. Ferramentas para investigação empírica – Estatística em Saúde
  4. Gestão de Custos

Módulo 4:

  1. Avaliação de tecnologias em saúde
  2. Custo de programas de saúde e Custo de doenças e análise de impacto orçamentário.
  3. Análise econômica em saúde e Modelos para Avaliação Econômica
  4. Economia da Saúde para instrumentalizar o gestor

Mais informações pelo e-mail economiadasaude.ufg@gmail.com ou telefone (62) 3209-6544 (entre 8h – 11h20).