Debate 19/06 – A APS conectada com a comunidade


O tema do debate virtual da próxima sexta-feira (19/06), às 17h, será “A APS conectada com a comunidade: estratégias de comunicação, busca ativa e monitoramento do território no contexto da pandemia”. Participam três experiências que se inscreveram na iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia e chamaram a atenção por mostrar ações de comunicação, vigilância e assistência, levando em consideração questões de vulnerabilidades sociais. A transmissão será no Portal da Inovação na Gestão do SUS https://apsredes.org/ e no Facebook @inocacaoemsaude. Envie perguntas para https://apsredes.org/participe/

A iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia é uma estratégia que estimula o debate e a divulgação de boas práticas da APS durante a pandemia de Covid-19. Foi proposta pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e pela Organização Pan-americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil para mobilizar os profissionais de saúde. As inscrições de experiências encerram no dia 30 de junho. Confira o edital no site https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/

As experiências convidadas são:

  • SMS Crato/Ceará – Estratificação de risco à Covid-19 para gerenciamento de ações em educação em saúde na UBS: iniciativa de uma UBS no município de Crato – CE que busca identificar famílias vulneráveis à COVID-19 e desenvolver ações direcionadas. Os critérios de risco levam em conta, além de situações de saúde, fatores socioeconômicos como renda e cômodos por domicílio, gerando uma classificação de risco mais abrangente. A experiência mostra a importância de compreender o cenário de atuação da atenção primária, a fim de direcionar as ações para as reais necessidades da comunidade.

Participação: Maria Alice Alves, fisioterapeuta, residente multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri-URCA.

  • SMS Teresina/Piauí – Busca ativa com rastreamento de contatos domiciliares de casos confirmados de Covid-19 na APS: relato da coordenação de Atenção Primária de Teresina sobre a implantação e funcionamento da ação de busca ativa com rastreamento de contatos intradomiciliares de pacientes confirmados de COVID-19 no município. As ações incluem identificação dos contatos, testagem domiciliar e telemonitoramento. A iniciativa amplia o acesso da população à testagem rápida de COVID-19 de maneira racional, a partir dos casos índices na comunidade.

Apresentação: Andréia Sena, enfermeira e mestre em enfermagem; apoiadora institucional da Diretoria de Atenção Básica da FMS/Teresina-PI

  • SMS Sorocaba/SP – A importância da comunicação comunitária no combate à Covid-19: iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba/SP para a produção de conteúdo informativo sobre a Covid-19 direcionado a cada comunidade do município. Após de conversas com lideranças comunitárias, foi produzido material específico para cada área com distribuição via aplicativos de mensagens.

Apresentação: Marcelo de Almeida Júnior, assessor de imprensa da SMS de Sorocaba

O debate virtual contará com a moderação da assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Evangelista, e com a apresentação do coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS, Renato Tasca.

A transmissão – https://apsredes.org/ e no Facebook @inocacaoemsaude.

Envie perguntas para https://apsredes.org/participe/ 

Fonte: APS Redes