DF é a unidade da federação que mais mais vacinou crianças contra a covid-19

O Distrito Federal ocupa a primeira posição no ranking da vacinação infantil, entre as unidades da Federação que já divulgaram os dados de imunização desse público. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha, na manhã desta terça-feira (25), durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Vicente Pires.

A pequena Isadora Debatisti, de 5 anos, foi vacinada nesta terça-feira – Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF
“Estamos agora vacinando nossas crianças e atingimos o primeiro lugar no Brasil, ultrapassando a marca de 10% desse público vacinado”, comemorou Ibaneis. O levantamento considera dados da vacinação de crianças referente a nove estados e o Distrito Federal.

O público infantil começou a ser vacinado em 16 de janeiro e, desde a manhã desta terça, todos na faixa etária entre 5 e 11 anos, já podem ser vacinados. É o caso da pequena Helena Miranda Mota, de 5 anos, que recebeu a primeira dose na Unidade Básica de Saúde 1 do Cruzeiro. Acompanhada da mãe, Lhays Miranda, de 42 anos, e do pai, Wenderson Mota, de 43 anos, ela foi à UBS vestida de “Mulher-Maravilha” e o atendimento foi elogiado.

A pequena Helena foi vacinada contra a covid-19 e comemorou – Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF
“Estávamos na expectativa que fosse possível vacinar antes do retorno às aulas. Chegamos bem cedo. Foi tranquilo e organizado”, conta Lhays. Para Helena, a vacina contra a covid-19 veio um dia antes de comemorar seu aniversário. Satisfeita, ela disse que achou bem rápido e, sobre a fantasia, contou que teve ajuda da mãe na escolha.

Quem também ficou feliz e protegida foi a Isadora Debatisti, 5 anos. Ela foi com a avó materna, Isabel Debastisti até a UBS 1 do Cruzeiro receber a sua dose. “Não doeu”, garante. Para a avó, que agora está com as três netas vacinadas, é uma “sensação maravilhosa”. “A emoção é muito grande, é uma segurança. Vacina salva!”, enfatizou.

Helena, de 5 anos, após ser vacinada – Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF
Até a noite da última segunda-feira (24), 12,09% das crianças do DF já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19. Na capital federal vivem 268.208 meninos e meninas entre 5 e 11 anos e a D1 foi aplicada em 32.427.

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA, MARGARETH LOURENÇO