Dia Nacional da Doação de Órgãos terá comemoração especial no DF

Arte: Danielle Freire
Arte: Danielle Freire

Na programação, uma caminhada pela Vida e homenagem as famílias de doadores

BRASÍLIA (20/09/16) – Para comemorar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, que acontece sempre em 27 de setembro, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO) do Distrito Federal da Secretaria de Saúde realizará uma série de eventos voltados à população e, em especial, aos doadores e às famílias. Na capital, esta é a primeira vez que o dia é celebrado com várias atividades.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), mais de 30 mil brasileiros aguardam por um transplante, porém, de cada oito potenciais doadores de órgãos, apenas um é notificado. Ainda assim, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo sistema público de Saúde.

A enfermeira Camila Hirata é uma das organizadoras do evento e ressalta que o objetivo da iniciativa é sensibilizar a população e, também, os profissionais da área de saúde sobre o tema.

“A programação foi pensada tendo como principal foco oferecer um agradecimento aos principais atores do processo, que são os doadores e as famílias, pois sem eles nada disso seria possível. Mas também buscamos alcançar a população prestando orientações e esclarecimentos sobre o tema visando conscientizar o maior número possível de pessoas”, comenta a organizadora ao explicar como foi feita a estruturação do evento.

A diretora do CNCDO, Daniela Salomão, enfatiza que a Semana da Doação é um momento oportuno para que todos reflitam sobre a importância deste gesto para a sociedade.

“É uma data onde prestamos nosso respeito às famílias dos doadores e que mostra o valor que o doador tem no processo de salvar vidas. Sem a doação, não tem transplante. E é importante criarmos a cultura da doação, porque muitas pessoas precisam hoje de um transplante e vão precisar amanhã. Que possamos ter o desprendimento necessário para que não enterremos coisas tão valiosas e deixemos de proporcionar uma vida para outra pessoa”, argumenta Daniela.

EVENTO – A Semana da Doação de Órgãos e Tecidos do DF terá três dias de eventos. Em cada um deles, as atividades serão voltadas para um público específico. As comemorações acontecerão nos dias 25, 27 e 30 de setembro.

No dia 25, a atividade será aberta ao público e terá a programação voltada para oferecer orientações acerca do assunto, além da entrega de brindes e camisetas e uma caminhada para promoção da vida. No dia oficial (27), o foco serão as famílias de doadores como forma de agradecimento pela participação no processo de doação. Já no último dia de celebração (30), será uma reunião voltada aos profissionais da saúde que trabalhem com a causa.

SERVIÇO:

 Semana da Doação de Órgãos e Tecidos do DF

25/09/16 (domingo), às 09h – I Caminhada Pela Vida

Local: Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek

27/09/16 (terça-feira), às 16h – I Obrigado aos Doadores de Órgãos e Famílias
Local: Área externa da capela do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)

30/09/16 (sexta-feira), às 14h – III Encontro do CNCDO e CIHDOTTs do DF
Local: Auditório do Hemocentro de Brasília