Diretoria do Conass se reúne em Brasília

A diretoria do Conass se reuniu nesta tarde na sede do Conass, em Brasília. Além da pauta de pactuação do encontro tripartite de amanhã (veja abaixo), os secretários e representantes discutiram a minuta da portaria que redefine critérios e parâmetros para a habilitação de estabelecimentos de saúde na alta complexidade em oncologia no âmbito do SUS, que será apresentada e colocada em debate na reunião da CIT.

Os gestores também abordaram os temas cujas discussões são feitas nos grupos tripartite e que terão continuidade em 2019. São mais de 30 assuntos relacionados à Financiamento, Ciência e Tecnologia, Atenção à Saúde, Assistência Farmacêutica, entre outros, que também serão discutidos na CIT de amanhã.

VEJA MAIS FOTOS DA REUNIÃO

Pauta da CIT

  1. Resolução com diretrizes para o Plano de ação para enfrentamento do aumento da Mortalidade Materna e na Infância;
  2. Minuta de Portaria que altera a Portaria do Cartão Nacional de Saúde no que se refere aos documentos de identificação e o sexo biológico do usuário do SUS;
  3. Minuta de Portaria que altera a Portaria do Cartão Nacional de Saúde para dispor sobre a inclusão e o preenchimento obrigatório dos campos Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) nos sistemas de informação;
  4. Pactuação do financiamento dos medicamentos Enoxoparina, Memantina, Levetiracetam, Rasagilina e Tobramicina;
  5. Minuta de Portaria do DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento.

Planificação da Atenção à Saúde

O presidente do Conass, Leonardo Vivela, relatou aos colegas um pouco do seminário “O futuro do Sistema Único de Saúde: a contribuição da Planificação da Atenção à Saúde para o SUS”, onde estão foram apresentados os principais resultados das ações relacionadas à Planificação da Atenção à Saúde (PAS).

Vilela destacou a abrangência do projeto, que alcançou 680 estados e mais de 60 mil profissionais de saúde, e falou do sucesso do evento que contou com a presença de mais de 200 pessoas. “Essa participação maciça comprova a importância do projeto. Além de inteirados no processo e na metodologia, os profissionais se mostraram extremamente motivados pela planificação, o que é muito gratificante para nós, do Conass e muito importante para o SUS”, destacou.

A assessora técnica do Conass e líder do projeto, Maria José Evangelista, ressaltou que os avanços demonstrados durante o seminário são inegáveis e que, apesar dos desafios e dos avanços que ainda se fazem necessários, ficou evidente que a metodologia promove a transformação dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada.

Acesse a Biblioteca Digital do Conass e baixe gratuitamente o livro.

Assista o vídeo que apresenta Resultados da Planificação da Atenção à Saúde – um projeto do Conass para a organização dos processos de trabalho das unidades de saúde e para a promoção da integração das atenções Primária e Especializada.

Revista de Saúde Pública do Paraná

Antonio Carlos Nardi, secretário de Saúde do Paraná, presenteou Leonardo Vivela e a Biblioteca do Conass com a segunda edição do primeiro volume da Revista de Saúde Pública do Paraná, que apresenta treze artigos científicos e três relatos de experiências que fomentam a reflexão, a partir da prática científica, da saúde pública no estado. O periódico está disponível na página da Escola de Saúde Pública do Paraná.

Acesse: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp