Diretrizes para a Política Estadual de Assistência Farmacêutica são construídas em oficina de três dias em Porto Alegre

Começou nesta quarta-feira (25/5) a oficina de construção das Diretrizes da Política Estadual de Assistência Farmacêutica no Rio Grande do Sul com a presença de usuários, gestores prestadores de serviços e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento está sendo realizado em Porto Alegre e vai até sexta-feira, 27 de maio.

Para a formulação das propostas foi aberta uma consulta pública, em abril deste ano, pela Secretaria da Saúde (SES/RS). Também foi disponibilizado um documento orientador para subsidiar os participantes no processo. O documento apresenta os objetivos e um diagnóstico situacional sobre a Assistência Farmacêutica no Estado.

Roberto e Gabriela
Responsáveis pela Política de Assistência Farmacêutica, diretor do DEAF, Roberto Schneiders e coordenadora Gabriela Burlamaque – Foto: Neusa Jerusalém- SES/RS

O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF), Roberto Eduardo Schneiders, explica que a criação da Política Estadual de Assistência Farmacêutica “é uma demanda histórica da sociedade e está consonância com os interesses do Estado em elaborar diretrizes que possibilitem nortear os programas e ações dessa área em todo o RS”. Roberto frisa que “hoje temos a oportunidade de debater as mais de 750 contribuições que recebemos da consulta pública”.

A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, esteve presente na oficina e saudou a iniciativa do DEAF em implementar o processo de criação de uma Política de Assistência Farmacêutica para os gaúchos. Ela também felicitou os profissionais de farmácia do RS pelo empenho e qualificação das ações.
Gabriela Bandeira Burlamaque, coordenadora da divisão de Fomento à Qualificação da Assistência Farmacêutica da SES/RS, considera que “estabelecer uma Política Estadual de Assistência Farmacêutica, é um passo importante para promover a articulação entre o estado e os municípios para o fortalecimento e qualificação da Assistência Farmacêutica”.

Durante os três dias de oficina, os participantes estarão distribuídos em grupos temáticos, conforme suas próprias escolhas. Estes eixos temáticos sistematizam as propostas e diretrizes recebidas na consulta pública.

Grupos Temáticos

Gestão da Assistência Farmacêutica;
Acesso a Medicamentos e a Fórmulas Nutricionais;
Uso Racional de Medicamentos e Fórmulas Nutricionais;
Pactuação Interfederativa e Financiamento;
Regionalização e Redes de Atenção à Saúde;
Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde;
Gestão Estratégica e Participativa;
Cuidado Farmacêutico;
Gestão da Informação e da Tecnologia;
Pesquisa no âmbito da Assistência Farmacêutica;
Judicialização de Medicamentos e Fórmulas Nutricionais;

Fonte: SES/RS