Distrito Federal – Boletim informativo e-Transitar 2º Quadrimestre de 2021

Este boletim representa as ações estratégias desenvolvidas no segundo quadrimestre de 2021, desenvolvido pela área técnica: Prevenção de Acidentes da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde – GVDANTPS.                                                                                           As ações integram os objetivos da Programação Anual de Saúde (PAS) – SVS/SESDF que visa a Ampliação e Qualificação da Política Pública de Vigilância em Saúde para prevenção, redução, eliminação dos riscos e dos agravos e promoção à saúde da população no DF e está em conformidade com as metas pactuadas para a segunda década de ação pela segurança viária constantes no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNTRANS) que estabelece a  redução da mortalidade e lesões no trânsito.

ATIVIDADES – MAIO/21

  • Maio Amarelo
    • Apresentação de vídeos e material gráfico na TV do hall de entrada do evento
    • Exposição de dados estatísticos dos Sinistros de Trânsito 2020: Infográfico (Fig 1)

O evento também destacou 6ª Semana Global de Segurança de Segurança Viária em cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS defendendo limites de 30 km/h (#Love30) como norma em vias onde as pessoas e o tráfego de veículos mais se misturam. Nesse sentido, o Secretário do Saúde produziu vídeo deixando seu recado sobre a importância das ações para a promoção de um trânsito seguro. Disponível em: https://twitter.com/conassoficial/status/1395454278773379076?s=21

A equipe da GVDANTPS usou da sua criatividade para representar, de forma lúdica, a iniciativa “Ruas pelas Vidas” com placas sinalizando “Zonas 30” nos diversos espaços dos ambientes de trabalho com: Ruas pelos idosos, Ruas pelas crianças, Ruas pela paz, Ruas pela natureza e   Ruas pelo esporte (Foto)

Participação do DER trazendo equipamentos despertou a curiosidade do público que passou pelo corredor da SVS SES/DF, o simulador de alcoolemia.

Abordagem educativa aos funcionários da SVS com apresentação dos óculos, de realidade virtual, onde é  possível reproduzir a dificuldade enfrentada pelo motorista que ingeriu bebida alcoólica ao dirigir  para manter o controle do volante.

Link com a matéria sobre o evento Maio Amarelo/21

A Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (GVDANTPS/DIVEP/SVS), por meio da Área Técnica de Prevenção de Acidentes e Mobilidade Segura, coordena o “Programa Vida no Trânsito” no Distrito Federal e articulou a ação intersetorial no DF para o evento.

Para saber mais acesse: http://www.saude.df.gov.br/saude-participou-de-acao-em-alusao-a-6a-semana-global-de-seguranca-no-transito-da-onu-2021/

ATIVIDADES – JUNHO/21

  • Reunião CIPVT

Assunto: Lei Seca

A Lei Seca completa 13 anos, durante a reunião CIPVT propomos uma comemoração da data e sugerimos a criação de Card com 13 frases com motivos para não dirigir sob o efeito de álcool.

Dados da Comissão de Análise do PTV e matéria de diversos meios de comunicação do DF revelam que o consumo de bebida alcoólica é um tema de extrema importância.       Consideramos que as Iniciativas de educar e prevenir são os meios eficazes para a formação de um condutor consciente. Com esse pensamento, acreditamos que sensibilizar e incentivar as autoridades competentes na criação de políticas públicas que eduquem o brasileiro ao consumo responsável.

O link abaixo, foi criado e validado pelos membros do CIPVT/DF. A ASCOM/GDF encaminhou para a divulgação no site das SES/DF, nas páginas das subsecretarias por 3 semanas, em junho/21. Para saber mais acesse:

https://drive.google.com/file/d/1ibk4WvxFpMCq1p-zi9SsfwlVBAytYkqx/view?usp=sharing

ATIVIDADES – JULHO E AGOSTO/21

  • Reuniões CIPVT

Assunto: Planejamento Semana Nacional do Trânsito / SNT

Debatemos as seguintes propostas em 2 modalidades:

  • Presencial: Dia Mundial Sem Carro (Movimento de estímulo para que as pessoas deixem os carros em casa e procurem outras formas de locomoção, como bicicleta ou transporte coletivo)e Feira de Exposição com estações para divulgação de materiais (banners e informativos)
  • Virtual: realização de Webnário.

Webnário:  Semana Nacional do Trânsito

Campanha 2021 “No trânsito, sua Responsabilidade Salva Vidas”.

Tema: Álcool e Trânsito – Ações Intersetoriais para Mobilidade Segura no DF.

Propostas em fase de planejamento.

Formamos uma subcomissão para elaborar o projeto do evento.

Projeto finalizado e encaminhado às instituições que fazem a transmissão do evento inclusive, ASCON/SVS/SES/DF.

Para destacar a importância do tema à subcomissão do planejamento da Semana Nacional do Trânsito/SNT, foi apresentado a matéria recente para leitura e reflexão: 

(Brasília, 2/8/2021) – Nas ações de fiscalização, realizadas de sexta-feira (30/7) a domingo (1°/8), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) autuou 131 condutores por dirigirem sob a influência de bebida alcoólica, sendo que um foi conduzido à delegacia por apresentar concentração de álcool considerada crime. Também foram flagrados 17 motoristas inabilitados, 11 com a CNH vencida e 8 conduzindo veículo com escapamento irregular. Ainda foram registradas outras 56 infrações por motivos diversos. As equipes do Detran-DF recolheram 49 veículos ao depósito. As ações ocorreram no Lago Norte, Lago Sul, Planaltina, Samambaia, Sobradinho e Sudoeste.

 

Participação em web reuniões: 2° QUADRIMESTRE/2021

Equipe PVT Local:

Comitê Intersetorial PVTDF – Mensal

Comissão de Análise PVTDF – Semanal

  • Participação nas 3 web-reuniões do Projeto de Enfrentamento à Morbimortalidade por Acidente de Trânsito – CONASS, nos dias 15/06, 13/07 e 12/08

Fonte: SES/DF