Distrito Federal – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020

Este informativo, da área técnica de Prevenção de Acidentes da Gerência de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde – GVDANTPS/DIVEP/SVS/SES/DF, é uma apresentação das ações estratégias desenvolvidas no ano de 2020, incluindo: reuniões, eventos, agendas e pautas em conformidade com a Programação Anual de Saúde – PAS – SVS/SESDF que teve como objetivo central: Ampliação e Qualificação da Política Pública de Vigilância em Saúde para prevenção, redução, eliminação dos riscos e dos agravos e promoção à saúde da população no DF.

Atividades – 2020

  1. Recomposição do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Transito – CIPVT

Proposta de reestruturar CIPVT e recompor os integrantes.

Foram realizadas 3 reuniões mensais no último trimestre de 2020 para atualização do decreto PVT e implementação das ações do Programa Vida no Trânsito no Plano Distrital do PVT.   Decreto do PVT atualizado em vias de publicação em DODF.

2. Web-Reuniões

2.1. Na qualidade de participantes

  • Temas:

– Métodos de Análise dos dados dos AT e aplicação da técnica de linkage entre bases de dados de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT);

– Projeto de Enfrentamento de Morbimortalidade por AT do CONASS (e-Transitar) – Houve participação efetiva da área técnica de prevenção de acidentes/GVDANTPS nas 11 reuniões do referido projeto.

2.2. Na qualidade de coordenação

  • Temas:

– 2ª Década de Ação de Segurança no Trânsito -2021-2030 – Lições apendidas e novos desafios na redução dos acidentes no trânsito – 04/11/2020

Participação: Representantes da OPAS, CONASS e Detran/DF


– Mobilidade Segura para ciclistas no trajeto trabalho-casa ou para fins diversos;

                   – Reuniões ordinárias da Comissão de Gestão Integrada de Análise de Dados de Acidentes de Trânsito do PVT/DF, totalizando em 29 reuniões entre modalidade presencial e virtual, para execução das atribuições previstas no Decreto do PVT. Desta, foram analisados 97 óbitos 2020.  Esta análise está contribuindo com a retomada das ações de fiscalização e engenharia para a intervenção nos fatores de risco e campanhas educativas.

3. Live

  • Tema:  – Compartilhando Espaços / ciclistas

Fonte: PRF, Brasília DF – 2020

  1. Pactuações com as regiões de saúde do DF

Indicador de redução de taxa de mortalidade por Acidente de Trânsito entre a GVDANTPS e a Gestão de Planejamento em Saúde do DF.

Fonte: Oficina de Promoção da Saúde – Eixo Mobilidade Segura, DF 2020

Permanece como desafio da análise dos dados de feridos graves por acidentes de trânsito, ação que demanda pactuação intrasetorial para os registros dos CIDs  nos atendimentos da RUE.

Espera-se que com a integração da equipe da GVDANTPS e a Rede de Urgência e Emergência – RUE, nesse momento de revisão da Linha de Cuidado do Trauma, possa ajudar na superação deste entrave por definir a inclusão do CID específico do acidente e viabilizar a extração dos dados no sistema.                                                                                                               A Comissão necessita dos dados de feridos a fim de realizar a análise e, consequente, tomada de decisões para a redução da morbidade no Trânsito.

5. Produção de documentos técnicos

  • Temas:

–   Prevenção dos Acidentes de Trânsito em Tempos de COVID no Distrito Federal.

–   Prevenção de Acidentes na Infância Durante a Pandemia.

–   Boletim Epidemiológico

–  Relatório periódico da Comissão de Gestão Integrada de Análise dos Dados de Acidentes de Trânsito.

6. Evento

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Considerando a importância do tema, a Área Técnica de Prevenção de Acidentes mantém, em seu calendário anual de eventos, da data alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. Obedecendo as recomendações para controle do avanço da pandemia pela COVID-19, foi realizada ação simbólica com a utilização de recursos visuais (banners em formato de painel, vídeos educativos) e distribuição de material gráfico, com público alvo dos servidores desta subsecretaria, parceiros do Projeto Vida no Trânsito e usuários desta unidade administrativa no dia 19/11/2020, entre 8:00h e 14:00h, com participação total de 157 pessoas.


Fonte: SVS/DIVEP/GVDANTPS/SES DF    –     Área Técnica de Prevenção de Acidentes, 2020

Fonte: SES/DF