Doação de leite humano: solidariedade que salva vidas

 

Cerca de 20 mililitros. Essa é a quantidade necessária de leite materno para alimentar um recém-nascido. Essa constatação reforça o slogan escolhido pela Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), para o Dia Mundial de Doação de Leite Humano em 2022: Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor!

A mobilização em torno da data mostra a importância desse tema e a necessidade de governos e sociedade se unirem para a promoção de políticas públicas e ações que promovam o aleitamento materno, incentivando o desenvolvimento de uma cultura de doação de leite humano.

O leite materno é o melhor e mais nutritivo alimento para os bebês. Infelizmente, nem todas as mães podem amamentar. Consciente da importância do leite materno para a saúde das crianças e por incentivo da sua parteira, a enfermeira obstetra, Blenda Dias Estércio passou a fazer doações. “Eu sempre desperdiçava muito muito leite, porque a minha mama ficava muito cheia e minha filha não dava conta de mamar tudo, foi então, que eu procurei saber como doar “, relevou a enfermeira.

Felizmente, algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um banco de leite humano. Blenda revela que logo após ter procurado o banco de leite, eles foram até a casa dela. “Fizeram exames, me orientaram como eu deveria fazer a ordenha, me deram os frascos corretos, a partir daí eu passei a ser uma doadora”, conta ela.

Dia Nacional de Doação de Leite Humano

No Brasil, a Lei 13.227, de 28 de dezembro de 2015, instituiu o dia 19 de maio como o Dia Nacional de Doação de Leite Humano e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a serem comemorados anualmente.

O Brasil é referência internacional em rede de bancos de leite humano. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), são 225 bancos de leite presentes em todos os estados brasileiros e 217 postos de coleta.

Apesar de os bancos de leites estarem presente em todos os estados brasileiros, dados do MS mostram que o volume de doações representa apenas 55% da demanda por leite humano no Brasil.

A grande demanda por leite humano é estimulada principalmente por nascimentos de bebês prematuros ou de baixo peso. Segundo o MS, cerca de 340 mil bebês prematuros ou de baixo peso nascem no País por ano, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos.

Bebês prematuros são aqueles que nascem antes das 37 semanas de gestação. Como nascem prematuramente, não atingem o peso adequado, por isso, ficam mais expostos a doenças e requerem atenção especializada e cuidados para sobreviver e se desenvolver com saúde.

Ana Zelia Pristo, enfermeira, coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), explicou como é o processo de doação no hospital. “Nós recebemos os frascos, processamos, esterilizamos, fazemos o controle de qualidade e depois disso encaminhamos para os recém-nascidos necessitados”, disse.

Para Maria José Oliveira Evangelista, assessora técnica do Conass e coordenadora da Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde, essa data é uma oportunidade para promover o desenvolvimento saudável das crianças e estimular a doação de leite materno. “A doação de leite pode salvar a vida de muitos recém-nascidos, pincipalmente os prematuros”, afirmou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno reduz em até 13% a mortalidade até os 5 anos. Além disso, tem efeito protetor contra obesidade infantil. Cada mês de amamentação materna está associado à redução de 4% no risco de desenvolvimento de excesso de peso.

Para Magali Dias, pediatra e membro da Sociedade Sergipana de Pediatria, até os 6 meses o leite materno é o mais completo alimento para a criança. “O bebê alimentado com o leite materno tem muito mais chances de se tornar um adulto saudável. E a mãe que amamenta tem menos chances de desenvolver doenças como o câncer de útero, por exemplo”, frisou.

Dias citou uma pesquisa baseada em evidências clínicas, realizada ao longo de 10 anos (2002-2012), que mostrou que os riscos de morbidade e mortalidade por infecções gastrointestinais e respiratórias são significativamente maiores em crianças que não foram amamentadas.

A pediatra ressaltou que o colostro (primeiro leite) é altamente nutritivo e rico em vitaminas, sais minerais e anticorpos que protegem contra várias doenças. “Alguns países já estão utilizando o colostro como matéria-prima para desenvolver medicamentos para evitar infecções e fortalecer o desenvolvimento do aparelho respiratório. Esses medicamentos serão ministrados a crianças prematuras que nascem com menos de 1 quilo”, informou.

Serviço

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação.

  • Para doação a um banco de leite humano, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
  • É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado.
  • CLIQUE AQUI para encontrar um banco de leite humano mais próximo de você ou ligue 136.

Ascom Conass / com informações do Ministério da Saúde

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000