Em alusão ao Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, HGRS realiza discussão sobre o tema

Após dois anos sem acontecer por conta da pandemia, o Ciclo Hospitalar para Redução da Mortalidade Materna do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) chega à sua 5ª edição no dia 3 de junho. O evento ocorre em alusão ao Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna e ao Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, celebrados em 28 de maio. Serão abordados temas relacionados à gestação, como pré-natal de alto risco e as dificuldades enfrentadas pela mulher negra durante a gravidez.

A iniciativa está inserida no projeto “Todas as Mães Importam”, que busca prevenir as três principais causas de óbito materno: hipertensão, hemorragia e infecção hospitalar. De acordo com Rosângela Lima, coordenadora da Comissão Hospitalar de Mortalidade Materna e Infantil (CHMMI)) do HGRS, por conta desses riscos, é essencial realizar a investigação dos casos de óbito materno para aperfeiçoamento da prevenção a nível hospitalar, ambulatorial e domiciliar.

“O nosso papel é dar instrumento à investigação que é feita em nível estadual e combater em nível intra-hospitalar. Um evento desse tipo busca despertar em cada profissional o interesse pelo tema e gerar o entendimento da importância do combate ao óbito materno e a conscientização de que a morte materna não se trata apenas de uma questão de saúde individual e sim coletiva”, explica.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), há um predomínio de óbitos maternos entre mulheres de cor parda (56,9%), seguida de mulheres de cor preta (16,3%). A faixa etária de 30 a 39 anos é considerada a mais atingida com o percentual 45,8%, seguido pelo grupo de 20 a 29 anos (23,5%). Quanto à escolaridade, observa-se predomínio de óbitos maternos entre mulheres que possuíam de 8 a 11 anos de estudo (32,7%), seguido de 4 a 7 anos (15,7%).O V Ciclo Hospitalar para Redução da Mortalidade Materna do HGRS acontece no dia 3 de junho, das 8h30 às 12h30, no auditório 2 da unidade, com transmissão virtual através do link: https://shre.ink/GvZ

O evento é voltado a profissionais de saúde, residentes e estagiários do HGRS, com direito a certificado.

Fonte: SES/BA