Em busca de parceria, Fundo de População da Organização das Nações Unidas visita o Conass

Brasília – O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, recebeu na sede do Conass o assessor regional para América Latina e Caribe do Fundo de População da Organização das Nações Unidas (UNFPA/ONU), Frederico Tobar, e sua equipe, para tratar de uma parceria entre as instituições no sentido de somar esforço para a redução dos indicadores de morte materna no Brasil.

“Para o Fundo de População das Nações Unidas é de fundamental importância a parceria com o Conass. De acordo com os dados de 2016 do Ministério da Saúde, a taxa de mortes maternas foi de 64,4 a cada 100 mil nascidos vivos. Outro grande desafio é a gravidez na adolescência e o união precoce (casamento na infância) situação em que o Brasil ocupa o 4º lugar no mundo”, ressaltou o assessor que está em missão no Brasil.

O Fundo de População da ONU é uma agência de desenvolvimento internacional que trata de questões populacionais, responsável por contribuir com os países para garantir o acesso universal à saúde, com foco especial em saúde reprodutiva e direitos.

Vale lembrar que na Região de Balsas/MA, a implantação da Planificação da Atenção à Saúde proposta pelo Conass foi uma das estratégias adotadas para o enfrentamento da mortalidade materno infantil. Este ano, o Maranhão alcançou a marca histórica de 365 dias sem caso de morte materna na Regional de Saúde de que engloba 14 municípios do sul do estado.

Assessoria de comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000